Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 8 de maio de 2016

Pimenta preta: Um aliado natural contra o colesterol e o sobrepeso?


O colesterol e o sobrepeso são duas condições que causam preocupação e que devem ser tratadas ou controladas para não prejudicar a nossa saúde. Para tratar estas condições existem diferentes tratamentos e formas, uma delas seria através da alimentação, mais especificamente através do consumo da pimenta preta. Conheça mais sobre os estudos e benefícios deste condimento a seguir.

A piperina, este composto da pimenta preta que nos faz espirrar, poderia ajudar a combater o sobrepeso e o colesterol, segundo demonstram dois estudos realizados por pesquisadores da Coréia e Tailândia.

Descubra aqui mais detalhes sobre estas conclusões.
Se você gosta de apimentar seus pratos com uma pitada de pimenta, se esta é preta pode ter um efeito benéfico sobre a sua saúde, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Sejong, em Seul, Coréia, e que oferece uma nova pista para ajudar a combater a obesidade de maneira natural.

Como? Com pimenta preta. Esta especiaria proveniente da Índia tem um composto chamado piperina, que é o responsável por nos fazer espirrar e, aparentemente, também atua como bloqueador da formação de células de gordura.

Para chegar a esta conclusão, que foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os pesquisadores analisaram os efeitos da piperina sobre a ação dos genes nos tecidos gordurosos, tanto em testes de laboratório como em modelos de computador, e descobriram que a piperina interferia com a atividade dos genes responsáveis pela formação de novas células de gordura.

Estes estudos são preliminares, mas se comprovada esta capacidade, a pimenta preta poderia ajudar a eliminar ou manter o peso desejado, embora esta não seja a primeira vez que esta capacidade é atribuída aos temperos picantes.

Por exemplo, já havíamos comentado em outro artigo sobre o uso de algumas especiarias picantes, como a chamada pimenta vermelha ou Caiena ou Chile em pó ou moída (dependendo do país no qual se encontra), que ajuda a consumir menos calorias, já que ambas geram uma sensação de saciedade.

Mas se voltarmos para a pimenta preta, nos fazer sentir satisfeitos poderia ser apenas um dos benefícios que lhe são atribuídos. Historicamente, na medicina tradicional oriental, a pimenta preta tem sido utilizada para tratar problemas como a cólera, a diarreia e outras complicações gastrointestinais.

Além disso, em outra investigação – neste caso, realizada por alguns pesquisadores da Universidade de Naresuan na Tailândia -, a pimenta preta demonstrou que diminui a quantidade de lipídios (gorduras) no sangue em organismos vivos e inibe os transmissores de colesterol em testes de laboratório.

De acordo com o estudo, publicado no Jornal de Medicina Natural, a piperina também desempenha um papel protagonista, já que aparece como uma possível mediadora para alcançar esses efeitos.

E você, com o que gosta de condimentar suas refeições? É verdade que muitas pessoas não gostam de sabores fortes ou picantes, mas pode ser uma questão de acostumar o paladar (claro, sem exceder com os condimentos).

Inclusive, quando você deve seguir uma dieta baixa em sódio (sal) ou se você tem que modificar sua alimentação, é uma boa ideia incorporar novos condimentos para realçar o sabor das suas refeições. A variedade é ampla e as combinações são infinitas. Você apenas deve se abrir a descoberta de novos sabores, deixar-se levar pela sua imaginação na cozinha e não se esqueça de adicionar uma pitada de pimenta, não apenas a sua comida, mas também a sua vida.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário