O agrião é utilizado para diversas finalidades, como para salada e erva medicinal. Conheça os muitos benefícios do agrião para a sua saúde, essa poderosa erva rica em várias vitaminas. Seu sabor é peculiar, com um leve toque picante. Além disso, é um dos mais antigos vegetais consumidos pelas pessoas, sendo cultivado em todos os cantos do mundo.
Os benefícios do agrião para a saúde
O agrião oferece benefícios para a saúde por aumentar a imunidade, como apoio a tireóide e para prevenção do câncer. Fora que ele é fonte de vitaminas e minerais, como o ácido fólico, vitaminas A, C, B6 e B12, além de ferro, cálcio, fósforo, magnésio e outros nutrientes.
– Sistema imunológico:
Por contar altos níveis de vitamina C, um dos benefícios do agrião é impulsionar o sistema imunológico, ajudando no combate de infecções virais, por exemplo, o resfriado. Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que colabora na prevenção do câncer, estimulando assim o sistema imunológico. Essa vitamina também é um tratamento excelente para a catarata e o escorbuto. Sem contar que o agrião também auxilia no tratamento de doenças, como tosse, gota, gripe, reumatismo, amenorreia, artrite, anemia, caspa, asma, dor de dente, falta de apetite, diabetes, colite, febre, acne, dispepsia, distúrbios digestivos, vermes, acterícia, debilidades do coração, inchaço das glândulas, sífilis, cistite, tuberculose, uremia, pedras nos rins e outras.
– Rico em antioxidantes:
O agrião é considerado um alimento incrível por conter antioxidante. Além de ter a vitamina C, ele também é rico em clorofila e vitamina A, ambas são poderosos antioxidantes.
– Previne o câncer:
Além de ser um vegetal crucífero (crucífero são associados em reduzir os riscos de câncer), o agrião oferece as vitaminas ideais para boa manutenção da saúde e ainda possui efeito antioxidante. As folhas do agrião são excelentes para combater os radicais livres do organismo. Estudos comprovaram a eficácia do agrião em ajudar a diminuir uma das substâncias que causam o câncer.
– Para a saúde bucal e o osso:
O agrião possui alto teor de cálcio e isso colabora bastante com os dentes e os ossos, mantendo-os sempre fortes.
– Antiviral:
Os benefícios do agrião são muito bons para quem tem bronquite e precisa de um tratamento eficaz ou está com resfriado, tosse e gripe.
– Para boa digestão:
As folhas do agrião possuem clorofila que possui grande quantidade de enzimas digestivas. Essa é a ajuda perfeita para a absorção de nutrientes durante a digestão.
– Perda de peso:
O agrião possui alto teor de potássio, colaborando assim para a perda de peso. Sem contar que ele é rico em nutrientes e possui baixa caloria, o que torna a alimentação de quem faz dieta, muito mais saudável.
– Pele:
Oferece muitos benefícios para a pele, já que é um tratamento natural contra a acne. Sem contar que ele melhora a textura da pele, tanto ao ser aplicado externamente, por meio de uma loção, como se ingerido.
– Combate a infecção:
O agrião é um antibiótico bastante eficaz, ajudando no combate a cândida e também a outras bactérias presentes no intestino e cólon.
Benefícios do agrião para os pulmões
O agrião também ajuda a lubrificar os pulmões, aliviando a tosse, dores de garganta e inflamações das vias respiratórias superiores.
Para obter o máximo de proveito do agrião, confira a receita abaixo
Ingredientes:
1 maço de agrião
2 cenouras média
1 dente de alho
Meio pepino
Meio nabo
Suco de 1 limão espremido na hora
1 copo de água
Como preparar:
Lave bem todos os ingredientes e bata no liquidificador por 2 minutos. Em seguida, coe o suco e beba na hora. Beba todos os dias por até 30 dias. Se após um mês, você ainda quiser continuar bebendo, é importante dar uma pausa de 15 dias antes de continuar. Se tiver dificuldade em encontrar o nabo, faça o suco sem ele. Essa receita é excelente para limpar os pulmões.
Esses são apenas alguns dos benefícios do agrião. Consuma esse alimento e aproveite melhor todos eles.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário