Foto: depositphotos
Além do tipo de erva, outros pontos precisam ser levados em consideração como ambiente para o armazenamento e o tipo de recipiente para os chás
Com certeza você já ouviu sua avó dizendo para tomar um chá quando se está com um problema de saúde, seja ele digestivo, respiratório ou de qualquer outra espécie. Este conhecimento que muitas pessoas mais idosas possuem vem de tempos remotos, quando os primeiros remédios utilizados pelas comunidades eram extraídos das plantas.
Mas, com o aprimoramento da ciência e o avanço da tecnologia, as propriedades medicinais das ervas ficaram evidentes. Por isso que até médicos reconhecem os benefícios dos chás e por isso receitam o uso de alguns deles para acompanhar o tratamento do paciente.
Mesmo com todo o conhecimento de hoje em dia, as infusões ainda causam certas dúvidas nas pessoas. Um desses questionamentos é a respeito do tempo de conservação ideal dos chás depois que eles estão prontos. Contudo, essa é uma questão delicada, uma vez que não envolve apenas um fator, mas sim outros pontos.
Como manter os chás conservados após o preparo?
Além do tipo de erva, outros pontos precisam ser levados em consideração quando se trata do tempo ideal de conservação após o preparo dos chás, como ambiente para o armazenamento e o tipo de recipiente. Isto tudo porque, não há um prazo universal para todos os tipos de infusão.
Cada erva possui características específicas e por esta razão não é possível estabelecer um período de validade para os chás. É preciso, portanto, estar atento as diferenças de cada planta e buscar por métodos que possam garantir mais tempo de duração para estas bebidas.
A escolha do recipiente é uma das formas de aumentar a durabilidade dos chás. Desta forma, é ideal optar por garrafas de vidro, pois os frascos de outros materiais podem deixar um gosto estranho nas bebidas. Ainda com relação a este ponto, é mais indicado escolher garrafas que possuam tampas, para impedir que entre ar.
Aliás, o ar para os chás é um problema que deve ser evitado. Isto porque, as bebidas tendem a perder as propriedades medicinais através do processo de fermentação causado pelo ar. Sendo assim, quanto menos ar o recipiente possuir, mais tempo o chá pode durar.
Outro ponto a ser levado em consideração é o local de armazenamento destas bebidas. Os chás devem ficar expostos à lugares refrigerados, haja vista que a incidência de sol ou ambientes quentes podem prejudicar o sabor e as propriedades desses líquidos. Quando são guardados na geladeira, esses remédios naturais podem manter-se eficazes por até uma semana. Fora da refrigeração, não duram mais de um dia.
Por Katharyne Bezerra
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário