imagem:fechoo.com.br
Viver com saúde exige conhecer alimentos que tragam efeitos benéficos para o melhor funcionamento de nosso organismo. Um alimento que promete ótimos resultados para diminuir o colesterol ruim é o amaranto. Amaranto é o nome de um grão que é conhecido desde os tempos dos Incas. Esse grão é conhecido como feijão dos Andes.O efeito benéfico foi constatado por um estudo conduzido pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. O estudo foi feito com 18 indivíduos que apresentavam síndrome metabólica, que consiste em apresentar doenças como pressão alta, ventre avantajado e colesterol alto. Esse grupo foi orientado a consumir 30 gramas de farinha de amaranto por dia, isso equivale a uma colher de sopa. O produto era consumido na forma de biscoito.
O grupo consumiu o amaranto por 30 dias. Depois desse tempo os níveis de colesterol ruim, LDL, diminuíram significativamente. O efeito de diminuição do colesterol se deu devido a ação das proteínas, óleo e fibras que o produto apresenta. O grão inibe no fígado uma enzima envolvida na produção do colesterol ruim. O efeito se dá somente para diminuir o colesterol ruim, enquanto o bom colesterol, HDL, não é atingido.
O amaranto também é rico em aminoácidos e outros nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco. O grão ainda fortalece o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, controla o diabete e inibe a proliferação de células rumorais. Esse produto também pode ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten.
O amaranto pode ser consumido misturado a sopas e molhos, sucos e vitaminas e, principalmente, em bolos, pães, tortas, massas. É só misturar o produto na hora da confecção.
Fonte: Revista Saúde
http://www.vivercomsaude.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário