Outros Nomes; Erva canuda, cauda de cavalo, cavalinha dos campos, pinheirinha, rabo de asno, rabo de touro, pinheirinha, equiseto dos campos, cola de caballo (em espanhol), horsetail (em inglês)
Família; das: Equisetáceas
Sabor;.Fresca, ligeiramente amarga, seca
Componentes;.- Silício, saponinas, resina sílica, alcalóides com nicoptina, flavonoides, minerais, potássio, manganês e magnésio, tfitoestoróis, e taninos.
Propriedades, Diurético, adstringente, hemostático, ante - inflamatório, cicatrizante. Os caules estancam as hemorragias das feridas, hemorragias nasais, problemas da próstata, tonificam as membranas mucosas urinárias, podem controlar a incontinência, e tratar problemas da pele, doenças pulmonares. Panarício. Pedra na bexiga, casos de cistite uretrite, úlceras no estômago, é um excelente coagulante do sangue.
Há vários anos que eu conhecia esta planta, pelas fotos e pelas suas propriedades, curativas, de tal forma, que para mim era uma planta cobiçada, em tempos falei com alguém bastante conhecedor de plantas medicinais e me informou, que esta planta existe mais para o sul, ele conheci-a muito bem, existem mais de ´20 espécies desta planta, e as fotos que eu via nos livros deixava-me entender que nunca vi essa planta, há cerca de um mês, acabei por a reconhecer no quintal, através de fotos desta espécie, num site brasileiro, fiquei surpreso e hilariante, essa planta foi trazida, de casa de familiares, e rapidamente se reproduziram, e são aplicadas nos arranjos de flores, não tem folhas, apenas caules verdes canelados podem ser ramificados ou não depende da espécie, o caule tem um seguimento de nós castanhos curtos separados, nas pontas aparece uma pequena espiga. È uma planta rica em minerais, em especial o silício, em que é composta de cerca de 70%, graças a este componente sílico, é um bom remineralizante, do organismo, fortalece os pulmões lesionados por doenças várias.
O chá da cavalinha pode ser utilizado no tratamento de abcessos, queimaduras etc
http://observancias.blogs.sapo.pt






Nenhum comentário:
Postar um comentário