Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maçã bravo de esmolfe: Portugal quer conquistar mais mercados para a maçã

Empresários portugueses que expõem na Fruit Attraction apostam na variedade bravo de esmolfe

Portugal está participando da terceira edição da Fruit Attraction com safras provenientes de vinte propriedades agrícolas e variedades como tomates, kiwi, ameixas e romãs, mas o que está despertando o interesse dos compradores internacionais é a maçã bravo de esmolfe. A variedade, conforme define o empresário português José Diogo Albuquerque, diretor da associação de produtores Portugal Fresh, “é uma das melhores maçãs do mundo”.

Nesta quinta-feira (20/10), quem visitou a Fruit Attraction foi o secretário nacional de Agricultura da Espanha, Josep Puxeu. No estande português, Puxeu cheirou e mordeu a bravo de esmolfe e disparou: “És bueníssima” e degustou a fruta com os olhos fechados. Por agradar tanto quem experimenta as maçãs, os produtores portugueses afirmaram que “querem sair da casca” e intensificar a produção de frutas e legumes no país.

Antonio Tojal, diretor da empresa Moimenta da Beira, explica que a maçã bravo do esmolfe é produzida a uma altitude de 700 metros e que suas características de cor, textura e sabor adocicado são trunfos que a fruta tem para expandir o crescimento. “Já temos provas científicas de que esta maçã tem mais antioxidantes do que as outras variedades, mas há outros benefícios dela sendo estudados, em parceria com a Universidade do Porto”, afirma o produtor.

Os portugueses querem repetir na fruticultura o sucesso que tiveram com a produção de vinhos. “Nossas maçãs são produzidas sob a influência do Atlântico e a proximidade com o Mediterrâneo proporciona um sabor diferente”, diz Albuquerque.

Juntas, as vinte empresas portuguesas foram responsáveis por movimentar em 2010 cerca de 300 milhões de euros e, em 2011, estimam fechar o balanço de exportações dos setores de frutas e hortaliças em 800 milhões de euros. Atualmente, é a Inglaterra o país que mais importa as maçãs bravo de esmolfe.

Portugal também é o principal exportador de ameixas e kiwi para a Espanha. Os portugueses afirmam que em 2012 irão intensificar as relações comerciais com o Brasil e a China. Para o Brasil, eles querem vender ameixas e para a China, tomates.
Leia também:

@ Frutas de polpa branca protegem contra derrame, diz holandeses

@ Maçã ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento

@ Xarope de Maçã: Problemas respiratórios


por Viviane Taguchi, de Madri
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário