Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os ácidos do limão

Se alguém observar a analise química do limão, e notar que na sua composição entra o ácido cítrico, não deverá concluir que se trate de um ácido livre existente no limão, assim como não deverá pensar que esse fruto encerre potássio, sódio, etc., em estado livre. Se, nas frutas e hortaliças, os ácidos e álcalis existissem como corpos inteiramente separados, nunca poderíamos consumi-los, pois morreríamos imediatamente, em meio aos mais terríveis sofrimentos, de vez que os nossos órgãos digestivos seriam corroídos e perfurados graças a causticidade dessas substancias.

Um exemplo bem frisante nesse sentido é o sal de cozinha, que é um composto de cloro e sódio, dois tóxicos violentos, mormente o primeiro. Combinados, porém, dão um novo corpo(o cloreto de sódio) que é um sal inofensivo, utilizado para temperar os nossos pratos diários. Os ácidos do limão (cítrico, oxálico e málico) acham-se em grande parte combinados com certos elementos,especialmente o potássio, formando ais neutros. Assim, também, na laranja, na maçã azeda, no tomate, e em todos os frutos chamados “ácidos”, não existe ácido livres, mais sim, são inofensivos, aliás, benéficos, para o nosso organismo.

Em vez, pois, de dizermos que o limão contém ácido cítrico; o tomate ácido oxálico; a maçã ácido málico; a uva ácido tartárico; a goiaba ácido fórmico; a manga ácido tânico; é melhor dizermos, conforme esses ácidos estejam combinados com sódio,potássio, cálcio, magnésio, é melhor dizer, repito, que esses frutos encerram citrato de sódio, ou de potássio, ou de cálcio, ou de magnésio; oxalato de sódio, ou de potássio, ou de cálcio, ou de magnésio; etc.

As experiências realizadas por diversos higienistas, mostram que as frutas ácidas, em geral, alcalinizam as urinas.

“Lê-se nos tratados especiais a opinião dos clínicos, os quais admitem que o limão, embora ácido, contém citrato de potássio, que, no interior do organismo, se converte em carbonato de potássio, alcalinizando a urina” _Dr. Lourenço Granato.

“Quando se toma limo, o ácido cítrico nele contido, que é a própria alma do limão, no seu aspecto de acidez, se combina com as bases, produzindo sais. De um alimento ácido, o organismo obtém, pois elementos alcalinizadores de ordem superior.” Dr. José Castro.

“O ácido cítrico do limão, transformando-se no organismo em citrato de sódio e em carbonatos alcalinos, exerce uma ação comparável à do bicarbonato de sódio, alcalinizando as urinas, e já não se manifesta a hiperacidez que costuma aparecer após as refeições.”_Dr. Ch. Fiessinger.

As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Nenhum comentário:

Postar um comentário