Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O limão na cozinha

Se a laranja é uma fruta muito apreciada como sobremesa, o limão é um tempero predileto para muitos pratos.
O suco de limão, como todos sabem, se presta para o preparo de gostosas limonadas, que nos fazem tão bem, especialmente nos dias de calor: refrescam o estomago e servem como aperitivo, quando tomadas pelo menos meia hora antes das refeições.

Quando estamos com sede e só temos água potável duvidosa, o que com muita freqüência acontece durante uma viagem, a melhor coisa que podemos fazer é espremer um limão para neutralizar o perigo que talvez se oculte na água que vamos tomar.

E qual a dona de casa que não conhece também as utilidades da casca do limão para condimentar bolos, pudins, manjares, etc.?.

Não devemos, todavia, pensar no limão simplesmente por causa do sabor que ele acrescenta aos nossos pratos e as nossas bebidas refrigerantes; devemos sempre ter em mente, em primeiro lugar, seu rico conteúdo em vitaminas e sais de que tanto dependem nossa saúde e nossa vida.

No suco de limão estão dissolvidos sais minerais, vitaminas e outros elementos, como já mostramos.
Entre as vitaminas, destaca-se o ácido ascórbico (vitamina C), de que o limão é uma das principais fontes. Em cem gramas de suco de limão há mais de 70 miligramas de ácido ascórbico. Como a dose diária requerida por um adulto é de uns cem miligramas, com dois limões por dia estão supridas nossas necessidades de vitamina C.

Não só como fonte de vitaminas, mais também como substituto do vinagre, mesmo do de melhor qualidade, o limão é muito recomendado.

Como anti-séptico, o limão não tem rival. As verduras que compramos na feira ou na quitanda_ e que podem facilmente ter sido regadas com águas duvidosas_ contém freqüentemente perigosos germes patogênicos. É, pois, necessário lavá-las muito bem em água corrente, depois banhá-la durante uns cinco minutos em caldo de limão, e finalmente temperá-las com suco de limão em vez de vinagre.

As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Nenhum comentário:

Postar um comentário