Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O limão na história

O limoeiro é originário das regiões úmidas a leste da cordilheira do Himalaia, ao norte da Birmânia e ao nordeste da Índia.
Nos velhos tempos, discípulos brindavam seus mestres com limões recheados de moedas de ouro ou de prata.

Na China, os antigos rendiam culto ao limão, e Wu Lai, poeta do século XIII, chegou a dedicar-lhe uma canção, a “Canção da limonada quente”, elogiando-lhe os efeitos.

Na festa da expiação e dos tabernáculos, os judeus levavam consigo, para o templo, um limão, como símbolo de fé e absoluta confiança na misericórdia de Deus.

Os habitantes da Pérsia, povos de raça cita, usavam sementes de limão para aromatizar alimentos e perfumar a boca.

Aristófanes, o mais famoso dos poetas cômicos da Grécia, que viveu na segunda metade do século V a. C., narra que, com as folhas do limoeiro, se faziam coroas para as cabeças dos deuses.

Vergílio (70-19 a.C.), notável poeta latino da época de Augusto, diz que o limão é antídoto dos venenos, remédio contra a asma dos velhos, e um meio para perfumar o hálito.

Nalguma parte lemos que,nos tempos de Cleópatra (68-31 a.C.), rainha do Egito, um escravo havia sido condenado à morte por envenenamento, e se salvou dos efeitos do veneno por ter, momentos antes, chupado um limão.

Plínio, o velho (23-79 A.D.), famoso historiador e naturalista romano, afirma que o limão tem efeito mágico para neutralizar os venenos e poder para curar muitas enfermidades. Chama-o de “maçã da Assíria”.

Isso mostra quanto os romanos já sabiam das propriedades medicinais do limão.

Os Árabes, no séculos VII a IX, propagaram a cultura do limoeiro no Oriente Próximo, e, no século XII, já empregavam o limão na Espanha, como agente medicinal no combate a diversas enfermidades contagiosas.

Na Sicília, ao sul da Itália, a cultura do limoeiro teve seu inicio no ano de 1002; na costa da Ligúria, em 1369; no Vale da Riviera, em 1486.

Na Alemanha, o limoeiro começou a ser cultivado, como planta ornamental, no século XV.

Em 1543, Mesue, médico árabe, incluiu, no seu “Antidotarium”, o xarope de limão.

Em 1553, em Veneza, e, em 1602, em Paris, foi publicada uma obra que recomendava o uso do limão contra o fétido ar dos hospitais, contra as enfermidades agudas, contra o escorbuto, etc., e contra os venenos de efeito lento.

No século XVI, as moças elegantes carregavam, nas suas bolsas, um limão,em que, de quando em quando, davam uma mordida para alvejar os dentes e carminizar os lábios, e, talvez, ainda, para desinfetar a boca.

Naquela época era costume oferecer um limão a cada visitante. Era um voto de boa saúde.

No presente século, o limão graças as suas propriedades terapêuticas e conteúdo vitamínico, está tendo uso crescente no terreno da medicina, por recomendação de muitos facultativos.

As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Nenhum comentário:

Postar um comentário