Nome botânico: Foenicilum vulgare Mill.
Parte utilizada: folha, bulbo e semente
Informações gerais: visto nas regiões próximas do Mediterrâneo, o funcho também conhecido como erva-doce, faz parte da lista das cinco ervas medicinais mais importantes para os farmacêuticos da antiguidade. É uma planta perene que se adapta melhor aos solos férteis, bem drenados e leves. O funcho é uma planta abundantemente fitoterápica, e é na sua semente que se concentra mais propriedades medicinais. Tanto as folhas quanto as sementes agem como expectorantes, digestivos e estimulantes estomacais, com batendo espasmos, gases e as cólicas intestinais e menstruais. Seu bulbo tem ação diurética e o chá aumenta a produção do leite materno, promove a menstruação, alivia dores de cabeça e do estomago, espasmos, gastralgia nervosa e atonia intestinal e gástricas. E, ainda, favorece a eliminação do excesso de muco do aparelho respiratórios, melhorando estados de congestão e atuando como um expectorante. O potássio nele contido confere a essa planta propriedades diuréticas e, por isso, purificadora do corpo. O seu uso em forma de cataplasma é utilizado em vapor facial, creme antirrugas, pasta de dente e perfumes; e o gargarejo ameniza a rouquidão.
Por fim, o funcho também é bastante utilizado na culinária; alem de ser usado como tempero, os seus talos podem ser comidos crus, as folhas cozidas com legumes e as sementes podem ser usadas na preparação de massas, peixes e molhos, e, quando mastigadas após a refeição, é capaz de refrescar a respiração.
Ação: aromática, antiespasmódica, antirreumática, diurética, sedativa expectorante, galactagoga, carminativa, curativa, emenagoga, tônica estomacal, purificante e laxante.
Indicação:
Fitoterápico – indicado para cólicas intestinais, gases, bronquite, problemas digestivos, diarreia, tosses, dores musculares e reumáticas, falta de leite materno, espasmos, gastralgia nervosa, dores de cabeça e do estomago, azia, indigestão, irritação da bexiga e náuseas.
Contraindicação: não deve ser usado no período da gravidez, pois possui um efeito emenagogo.
Revista Ervas e Plantas que curam - pag. 46
imagem:www.mpbd.info
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário