Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Use mais esta planta: Ela limpa as artérias, protege o coração, combate dores e melhora digestão


O manjericão é uma planta muito usada para dar um toque especial nas comidas. O sabor e o aroma são marcantes, mas e as propriedades medicinais dele?. Não ficam atrás, são ainda mais poderosas.

Suas substâncias antioxidantes, por exemplo, protegem o corpo contra os radicais livres. Além disso, previnem o envelhecimento precoce e combatem o câncer. Um desses antioxidantes é o betacaroteno, que, quando entra no organismo, converte-se em vitamina A, impedindo a oxidação do colesterol e protegendo o coração e vasos sanguíneos. Acha que acaba por aqui?

O manjericão tem muito mais virtudes terapêuticas:

1. É antibiótico natural
De acordo com pesquisas científicas, o manjericão estimula o sistema imunológico. Ele tem potentes propriedades antissépticas e antibacterianas e, assim, trata várias infecções.

2. Protege o coração e vasos sanguíneos
Esta planta é rica em vitamina B6 e magnésio. O magnésio previne ataques cardíacos e fortalece o sistema cardiovascular. A vitamina B6 evita o acúmulo de ingredientes nocivos, como a homocisteína. Além disso, o manjericão normaliza o colesterol, reduz o risco de arritmia e facilita o relaxamento dos músculos.

3. Melhora a digestão
o manjericão é digestivo, combate a falta de apetite e parasitas intestinais.

4. Combate dores reumáticas
O chá de manjericão tem se mostrado eficiente para amenizar a dor reumática.

COMO USAR O MANJERICÃO
O manjericão é um condimento extremamente importante na culinária do mundo todo. No entanto, a planta só deve ser adicionada no fim da receita, a fim de preservar o sabor e as propriedades medicinais. O chá de manjericão é extremamente saudável e delicioso. Você deve derramar 200 mL de água quente sobre algumas folhas de manjericão, cobrir a panela e deixe descansar durante oito minutos. Depois é só coar e beber.

Uma boa dica é bater no liquidificador folhas de manjericão e suco de limão - o resultado será uma bebida bastante refrescante e terapêutica. Outra forma bem legal de usar o manjericão é o "vinagrete de manjericão e mostarda":

INGREDIENTES
2 xícaras de suco de laranja
1/3 de xícara de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de polvilho azedo
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (chá) de manjericão seco ou 1 colher (sopa) de manjericão fresco
2 colheres (chá) de azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO
Em uma panela pequena, misture o suco de laranja e o polvilho. Aqueça até ferver, mexendo sempre. Deixe ferver por 1 minuto. Despeje em uma tigela, espere esfriar um pouco e depois leve à geladeira para que esfrie mais rápido. Quando a mistura estiver bem fria, acrescente o vinagre, a mostarda, o manjericão e o azeite de oliva. Misture tudo muito bem. Sirva imediatamente. Se não for comer na hora, cubra e leve à geladeira para que se conserve até o momento da refeição (no máximo 24 horas). 

E lá vai mais uma dica: vale a pena substituir o refrigerante ou o suco industrializado por esta deliciosa bebida:

INGREDIENTES
1 limão cortado em rodelas
1 pedaço de gengibre
1 punhado de manjericão fresco
1 litro de água filtrada fria
Gelo a gosto

MODO DE PREPARO
Coloque-as dentro de uma jarra o limão, o gengibre, as folhas de manjericão levemente amassadas e algumas pedras de gelo. Em seguida, acrescente a água e deixe descansar por duas horas. Esse é o tempo suficiente para a água absorver o sabor, o aroma e as propriedades dos ingredientes.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário