Foto: depositphotos
A dor da garganta acontece com mais frequência nas estações mais frias. Veja aqui três receitas de chás que combatem esse tipo de mal
A dor de garganta é sinal de inflamação da faringe ou amígdalas. Ela ocorre, principalmente, quando o paciente apresenta gripe, resfriado ou alergia.
Geralmente, a dor dura alguns dias e não causa grandes preocupações, exceto se o incômodo perdurar por mais de uma semana.
Nas estações mais frias do ano, a dor da garganta acontece com mais frequência, pois os vírus se propagam facilmente. Por isso, vamos te ensinar três receitas de chás que combatem a dor de garganta.
Chás pra tratar dor de garganta
1- Chá de limão para gargarejar
Ingredientes
– 1 litro de água;
– 3 limões;
– 1 colher de mel;
– 1 cebola média.
Modo de fazer
Ferva um litro de água e coloque uma cebola média picada. Deixe ferver por 10 minutos. Depois disso, coe e adicione o suco de três limões e mel para adoçar. Esse chá não é para tomar, mas sim par fazer gargarejo até três vezes por dia.
2. Chá de hortelã
A hortelã é uma planta tradicional para o combate das dores e incômodos relacionados à garganta. Quando misturada ao mel, ela alivia bastante o problema, além de ser uma delícia.
Ingredientes
– 1 talo de hortelã;
– 1 colher de mel;
– 300 ml de água.
Modo de fazer
Coloque as folhas de hortelã bem lavadas em 300ml de água filtrada. Leve-os ao fogo e deixe ferver. Depois disso, adicione o mel e beba em seguida, bem quentinho.
3. Chá de gengibre para combater dor de garganta
O gengibre é um excelente bactericida, responsável por acabar com as inflamações causadas por bactérias. O chá dele é o mais simples de todos, pois só leva água. Veja:
Ingredientes
– 1 xícara de água;
– 3 pedaços de gengibre.
Modo de fazer
Coloque os pedaços de gengibre em uma panela junto com a água e deixe ferver por alguns minutos. Antes disso, descasque bem o gengibre e lave-o. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada para que a mistura apure. Em seguida, coe e beba ainda morno. É necessário tomar a mistura três vezes ao dia, sempre dando uma esquentada antes de ingerir.
Se os sintomas persistirem, você deve procurar um médico especialista e antes de tomar qualquer chá ou remédio fitoterápico, você precisa ter autorização médica. Crianças, gestantes e idosos fragilizados não devem fazer uso de nenhuma bebida sem passar por uma consulta prévia.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário