Confrei
Partes usadas: Folhas e raízes
Família: Boragináceas
Propriedades Químicas: Alcalóides, equimidina, lasiocarpina, resinas, taninos, alantoína, isoteucina, leucina, inulina, fenilamina, melonina, treolina, valina, prolina, cistina, mucilagens e aminoácidos.
Propriedades Terapêuticas: Anti-reumática, antiinflamatória, expectorante, emoliente, béquica, leucêmica, cancerígena, e para tratamento de psoríase.
Indicações: Tem ação cicatrizante em feridas e queimaduras sem similar em outras plantas. Devido suas propriedades ativas é um excelente expectorante. Amolece os tecidos inflamados pelas dores. Ativa o pâncreas, produzindo mais insulina. Por isso é indicado para os diabéticos. Externamente, em compressa, amolece os tecidos inflamados pelas dores, sendo usado em artrite e reumatismo crônico. Cicatrizante das úlceras gástricas e duodenais.
É o melhor cicatrizante existente entre as plantas devido à alantoína, que atua sobre o perióstio, capa do tecido que rodeia os ossos e a partir da qual se forma o calo ósseo, que ajuda a consolidar os ossos em fraturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário