O maracujá é uma das frutas mais consumidas no Brasil. A justificativa está relacionada ao sabor azedo, que fica ótimo em sucos refrescantes ou em doces para quebrar o sabor enjoativo. Mas se engana quem pensa que suas qualidades se restringem a culinária! A fruta, que é pouquíssimo calórica, também carrega antioxidantes, vitaminas A, do complexo B e C, cálcio, fósforo, sódio, potássio e muita fibra solúvel.
Imagem: Reprodução
É interessante ressaltar que, embora conhecido como calmante natural, não é o fruto que carrega as substâncias que agem efetivamente no sistema nervoso central. A parte responsável pela diminuição do estresse e pelo tratamento da insônia é a flor do maracujá, conhecida como passiflora.
Benefícios da passiflora
Rica em flavonoides, alcaloides e saparinas, a passiflora é capaz de agir no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, ação que é capaz de relaxar tensões musculares, diminuir a pressão arterial e melhorar a respiração. Além disso, suas substâncias também controlam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.
Portanto, é possível afirmar que a passiflora age como calmante natural e sedativo leve, controla a ansiedade, trata distúrbios do sono, como a insônia, causados pelo estresse, melhora distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, controla a hiperatividade infantil, diminui a irritabilidade, o nervoso e estresse e ameniza os sintomas da depressão.
Calmante natural
Estudos feitos com a passiflora provaram que suas substâncias são capazes de provocar efeitos sedativos, mas sem alterar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Ou seja, embora aja como calmante, a passiflora não altera a lucidez e nem causa dependência.
Efeitos colaterais
Exatamente por atuar como um calmante natural, a passiflora pode causar distúrbios visuais e sonolência.
Contraindicação
Os compostos a base de passiflora podem ser ministrados sob orientação médica a gestantes, crianças e idosos. Porém, indivíduos que tenham a pressão arterial baixa ou que façam uso de medicamentos calmantes e sedativos devem evitar o uso da flor de maracujá já que ela pode diminuir os ritmos cardíacos e intensificar os efeitos dos remédios.
Como encontrar
O substrato da planta do maracujá pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou em xarope em farmácias. Porém, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação disponibilizam o produto seco ou in natura.
As cápsulas e os comprimidos devem ser tomados de acordo com a orientação médica. Já os chás podem ser preparados e ingeridos no final do dia, horas antes de dormir.
Chá de passiflora
Para ter uma noite de sono mais tranquila, relaxar e descansar de fato o corpo prepare o chá de flor de maracujá.
Em uma panela, ferva 200 ml de água. Desligue o fogo, acrescente três colheres de sopa de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos. Tome duas horas antes de dormir.
Para intensificar as ações do chá de passiflora, tome um banho quente e relaxante após a ingestão do calmante natural.
fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário