O ruibarbo (Rheum palmatum) é uma planta comestível bastante utilizada como fitoterápico. Originária da Ásia, tem sido usado como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na medicina chinesa. Ela começou a ser utilizada como alimento por volta do século XIII, quando chegou à Grã-Bretanha. Ainda hoje é nessa região que se produz e consome a maior parte do ruibarbo.
Só os talos são comestíveis. As folhas não devem ser consumidas, pois têm forte concentração de ácido oxálico, nefrotóxico e corrosivo. De acordo coma medicina popular, o ruibarbo é digestivo, estimulante do fígado, estomáquico e laxante. Por isso, é indicado para atonia gástrica acompanhada de prisão de ventre.
Segundo alguns especialistas não é recomendável para quem tenha cálculo renal ou gota devido a seu alto teor de oxalato (devido aos 10% de taninos presentes). Além disso, seu consumo pode dificultar a absorção de ferro pelo organismo, o que deve ser observado por quem utiliza a planta na alimentação.
(Fonte: Wikipedia)
Ruibarbo
ruibarbo-da-china
ruibarbo-palmado
ruibarbo-do-campo
Propriedades:
laxante
estomáquico
digestivo
estimulante do fígado
adstringente
anti-helmíntico
antibacteriano
anti-inflamatório
anti-séptico
tônico estomacal
Por causa dessas propriedades, o ruibarbo é indicado para:
prisão de ventre
amenorreia
coágulos no sangue
diarreia
vermes
queimaduras
menopausa
hemorroidas
Precauções
O ruibarbo, com foi dito, deve ser evitado por pessoas com cálculo renal e gota. Mulheres grávidas ou em período de amamentação necessitam ter atenção em relação ao consumo da planta.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/ruibarbo-propriedades-medicinais/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário