A casca do tronco, e da própria raiz, reduzida a pó, é empregada como remédio contra febre, flatulência e preguiça intestinal. Mastigada, suaviza o hálito e dá tono as gengivas.
A casca fresca do limão é carminativa, tônica, estomacal, antisséptica, depurativa, adstringente.
A camada superficial da casca chamada zesto, é sudorífica. Presta-se no preparo de chás sudatórios, bons para combater os resfriados e as bronquites, e para promover a expectoração. O mesmo chá também é bom remédio contra a malária (30g/xícara).
É muito fácil conservar as cascas: basta secar, torrar ligeiramente e reduzir a pó.
A casca do limão é, para as donas de casa, uma substancia altamente apreciada para aromatizar doces.
A camada profunda, ou seja, a parte branca da casca, chamada zisto, é útil como estomáquico.
As sementes do limão são vermífugas e febrífugas.
As folhas do limoeiro são digestivas, sudoríficas, calmantes.
As flores são calmantes. Na ciência farmacêutica, prepara-se a água de flor de limão, muito apreciada na medicina domestica.
O suco de limão é um remédio par mais de cem enfermidades.
As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário