Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Benefícios da abóbora


Fontes de betacaroteno e vitamina E

As abóboras são muito usadas em pratos culinários, pois constituem uma boa fonte de betacaroteno, que depois o organismo converte em vitamina A. Existem em muitas variedades, e desempenham um papel bastante importante para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana. O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E.

As sementes da abóbora
As abóboras são um alimento fácil de digerir e é raro provocarem reacções alérgicas. Deste modo, são um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As suas sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.
Na medicina natural, as sementes de abóbora (pevides) são receitadas para tratar parasitas intestinais, devendo então ser tomadas com um purgante, como o óleo de rícino. Também podem ser indicadas em casos de problemas da próstata e urinários.

A abóbora porqueira e as dietas de emagrecimento

Do ponto de vista da nutrição, são poucas as vantagens da abóbora-porqueira, visto ser constituída por 95% de água e apenas quantidades insignificantes de vitaminas, fibra e nutrientes. Contudo, este legume pode ser um bom elemento numa dieta de emagrecimento, já que uma dose média de 100 g da sua polpa verde-clara contém menos de 10 calorias. Ao contrário das abóboras vulgares e da abóbora-menina, de polpa cor de laranja, que fazem parte da mesma família, a polpa da abóbora-porqueira contém uma quantidade muito reduzida de betacaroteno, embora a casca, que pode ser consumida se não for muito dura, contenha mais do que a polpa. Os beneficios da abóbora são conhecidos há séculos. Por exemplo, as pevides de abóbora são usadas pela medicina popular como diurético e no tratamento contra ténias, quando tomadas com um purgante.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário