Mesmo sendo benéfico, o gengibre deve ser consumido com cautela
Aqui no Receita Natural, já falamos por diversas vezes sobre as propriedades do gengibre e os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Já demos também muitas dicas e receitas usando esta raiz. Devido ao grande sucesso dos posts sobre essa especiaria, hoje faremos um breve resumo das utilidades do gengibre em nossas vidas.
Primeiramente, é preciso falar que o gengibre é um alimento estimulante, ideal para quem está com indisposição frequentemente. E ele também é capaz de acelerar o nosso metabolismo, fazendo com que a queima de gorduras seja mais rápida. Por isso, ele está sendo muito usado para ajudar no emagrecimento.
Emagreça com o Gengibre
Para auxiliar no processo de perda de peso, tome o chá de gengibre três vezes ao dia. Veja como fazer:
Ingredientes
2 colheres (sopa) de gengibre ralado (pode ser em lascas também)
1 litro de água
Preparo
Aqueça a água, sem deixar que ferva. Quando começar a formar bolhas no fundo do caneco, desligue o fogo e adicione o gengibre ralado ou em lascas. Abafe e deixe descansar por dez minutos. Depois é só tomar o chá em pequenas porções durante o dia, especialmente entre as principais refeições.
Não tome o chá à noite. Por ser estimulante, ele pode causar insônia e agitação.
Chá de Gengibre com maçã e canela
Para potencializar ainda mais os efeitos do gengibre na sua dieta, acrescente maçã e canela ao chá. A maçã contem muitas fibras, que auxiliam na perda de peso e a canela também é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo. Veja os ingredientes para fazer esse chá:
3 maçãs vermelhas
1 pau de canela
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 litro de água
O processo é praticamente o mesmo do chá acima. Basta colocar a água no fogo e esperar criar as primeiras bolhinhas para adicionar o restante dos ingredientes. A diferença é que nesse caso você pode tampar e abaixar o fogo e deixar que cozinhe por 5 minutos.
Tome o chá quente ou frio, três vezes ao dia. Observação: não é indicado para grávidas, pois a canela pode ser abortiva.
Chá de Gengibre para gripe
O gengibre é um alimento poderoso quando se trata de curar a gripe. Ele aumenta a temperatura do corpo, eliminando o vírus da gripe e ajuda a tratar dores de gargante. Aliado ao limão, mel e canela, seus benefícios para curar a gripe são ainda maiores. Veja como fazer o chá:
Ingredientes
4 a 5 rodelas de gengibre
1/2 limão siciliano
1 pau de canela
1 colher (sopa) de mel
1/2 litro de água
Como fazer
Coloque todos os ingredientes, menos o mel, em uma panela. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e abafe por 10 minutos. Depois adoce com o mel e tome o chá em seguida, bem quente. Evite correntes de vento e abrir a geladeira após tomar o chá. Prefira ficar em um ambiente bem quentinho.
Se preferir, você pode substituir o limão pela laranja, que também contém vitamina C, fundamental para tratar a gripe e fortalecer o sistema imune.
Potencialize ainda mais o seu chá, adicionando um dente de alho. O alho é um excelente anti-inflamatório e auxilia no tratamento das gripes e resfriados. Para isso, refoque um dente de alho picado em um pouco de manteiga. Quando começar a dourar, desligue o fogo e jogue o chá por cima. Misture e beba em seguida. O sabor não é dos melhores, mas vale a pena.
Gengibre
Chá de Gengibre com ervas
Como você já pôde observar, o gengibre deve estar sempre presente em nossa dieta, por conter diversas propriedades medicinais. Além de ser termogênico, ajudando a emagrecer e tratando os sintomas das gripes e resfriados, ele ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Vamos apresentar agora mais uma receita de chá que pode acabar com as gripes e dar fim ao mal estar causado pelo vírus. Ela leva o gengibre, limão e algumas ervas:
Ingredientes
1 gengibre de tamanho médio cortado em fatias finas
cascas de ½ limão
1 colher (sobremesa) de folhas secas de hortelã
1 colher (sobremesa) de folhas secas de tomilho
500 ml de água
Deixe a hortelã e o tomilho secando na sombra por algumas noites. Para fazer o chá, coloque a água para ferver e em outro recipiente, coloque as ervas, o limão e o gengibre. Assim que levantar fervura, despeje a água sobre os ingredientes e abafe por 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá três vezes ao dia.
Cuidados ao consumir o Gengibre
Mesmo sabendo de todos esses benefícios do gengibre para a saúde, é importante lembrar que tudo em excesso faz mal, até mesmo produtos totalmente naturais. Por isso, nunca ultrapasse o limite de três xícaras diárias de qualquer um dos chás.
E se você é hipertenso, não deve consumir o gengibre, pois ele acelera o metabolismo e pode acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a vasodilatação. Pessoas com a pressão arterial controlada podem utilizar a raiz sem problemas.
Já as grávidas também devem evitar o consumo de gengibre, que pode causar um aborto espontâneo, especialmente nos três primeiros meses de gestação.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário