Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Tomate: Propriedades e remédios caseiros


Já sabemos que todas as frutas proporcionam uma grande quantidade de benefícios para a nossa saúde. Hoje vamos nos concentrar nas propriedades do tomate, alguns remédios caseiros preparados com ele, assim como algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com esta fruta deliciosa.


O tomate, nativo da América tropical, é o fruto da planta de tomate, planta herbácea anual, de talo fraco, mas de raízes fortes que lhe permite um crescimento perene.

Foi cultivado pelos astecas e incas (de onde provém seu nome “tomati”) e com as expedições de Cristóvão Colombo se tornou conhecido no resto do mundo. Quando madura, sua polpa é carnuda e suculenta, com pequenas sementes, sabor agridoce e cheiro perfumado.

Propriedades nutritivas e curativas do tomate:
O seu teor em minerais e vitaminas é muito elevado e, por conseguinte, beneficia a saúde. É importante observar que ainda quando se cozinham perdem a vitamina A.

Também contém vitamina C em grandes quantidades, além das vitaminas C2, B1, B2, PP, E e K que fornecem mais virtudes curativas. Quanto a minerais, o tomate contém potássio, cloro, fósforo, enxofre, sódio, ferro, cobre, zinco, entre outros.

O tomate previne e combate doenças como a anemia (ao mineralizar o organismo pela grande quantidade de elementos bioquímicos que contém), arteriosclerose, fraqueza, falta de apetite, constipação (suas sementes favorecem a saída das fezes), entre outros.

Uma vez que contém licopeno, o tomate é eficaz no tratamento e prevenção do câncer de próstata.

Em algumas regiões o reconhecem como afrodisíaco. Por seu conteúdo de potássio, é diurético e previne a hipertensão e os transtornos do coração e circulação.

Remédios caseiros com tomate:
Remédio com tomate para acne #1: Corte em rodelas um tomate e passe estas sobre o rosto e deixe atuar durante meia hora. Em seguida, enxague com água fresca.

Remédio com tomate para acne #2: Misture 40 gramas de álcool 90%, 1 grama de glicerina a 28° Baumé e 100 gramas de suco de tomate. Embeba uma bola de algodão com esta preparação e passe pelas áreas propensas a sofrer de acne.

Remédio com tomate para eczemas: Pique as folhas de tomate frescas, faça-as aquecer em fogo médio com manteiga sem sal. Em seguida, coe e deixe esfriar. Mais tarde volte a fundir e conservar em um frasco hermeticamente fechado. Aplique diariamente em áreas com eczema.

Remédio com tomate para estimular o apetite: Misture tomate e alho, corte em pedaços pequenos e polvilhe com um pouco de azeite e azeitonas pretas bem maduras. Consuma na forma de salada.

Remédio com tomate para as picadas de insetos: Esfregue a parte afetada pela picada com folhas de tomate trituradas. Além disso, resulta conveniente pendurar algumas folhas de tomate nos quartos para afastar os mosquitos e as vespas, já que estes se sentem desconfortáveis com esse cheiro.

Remédio com tomate contra a dor de garganta: Misture o suco de tomate cru com um dente de alho esmagado em um pouco de água quente. Faça gargarejos várias vezes por dia.

Remédio com tomate para as úlceras cutâneas: Descasque um tomate bem maduro, aproveitando apenas as partes vermelhas e descartando todo o verde, branco e duro que tenha. Esmague-o e misture com um bom azeite de oliva até convertê-lo em cataplasma. Coloque quente sobre a úlcera para cobri-la em seguida com um pano de lã. Durante todo o dia você deve mudar várias vezes e limpar com um algodão embebido em azeite, sem lavar. Se você não tem tomates frescos pode utilizar os de conservas enlatados ou, melhor ainda, o de conserva em garrafa.

Remédio com tomate para hemorroidas: Corte um tomate maduro e pequeno pela metade (previamente resfriado na geladeira) e coloque-o no esfíncter anal.

Remédio com tomate para a retenção de líquidos: Lave um tomate grande e maduro e corte em rodelas. Coloque no liquidificador junto com um copo de água. Bata por alguns instantes. Tome este suco diariamente, já que se considera o tomate como um diurético natural.

Remédio com tomate para reconstituir: Lave e corte em rodelas 1 tomate. Corte 1 ramo de aipo em vários pedaços. Coloque no liquidificador junto com 1 xícara de água. Misture por alguns instantes e depois coe. Tome este suco uma vez por dia, de preferência pela manhã.

Remédio com tomate para aliviar as alergias: Misture o suco de tomate e cenoura e tome uma vez por dia no período da manhã.

Remédio com tomate para aliviar a inflamação dos olhos: Aplique fatias de tomate fresco e maduro diretamente sobre as pálpebras.

Remédio com tomate para ressaca: Beba um copo de suco de tomate para aliviar os sintomas da ressaca.

Remédio com tomate para queimaduras solares: Misture uma pitada de bicarbonato de sódio e 2 colheres de chá de suco de tomate frio e aplique sobre a área afetada.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário