Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Quais são os benefícios da Castanha da Índia?


A castanha da índia (Aesculus hippocastanum) é uma planta medicinal usada tradicionalmente para problemas circulatórios. Por isso, ela é basta indicada para tratar varizes, hemorroidas e alguns tipos de inflamação.

Curiosidade: apesar de receber o nome de castanheira da índia, a árvore que pode chegar a mais de 25 metros de altura não é originária da Índia, mas sim de países do sudeste da Europa, na região dos balcãs. O nome se refere a uma confusão, pois durante muito tempo acreditou-se que origem da planta era indiana.

Benefícios da Castanha da Índia

De acordo com o artigo Qualidade de produtos a base de plantas medicinais comercializados no Brasil:

Aesculus hippocastanum L., conhecida popularmente como castanha-da-índia, pertence à família Hippocastanaceae. […] As partes usadas para fins medicinais são as sementes que devem estar secas e maduras, as quais contêm escina (mistura natural de saponinas triterpênicas) que é o princípio ativo da espécie. A este componente químico são atribuídas propriedades anti-edema, antiinflamatórias e venotônicas, sendo a sua maior indicação clínica para o tratamento da insuficiência venosa crônica, todas suportadas por investigações experimentais.

Como podemos notar, alguns dos benefícios atribuídos à castanha da índia são atestados por experimentos científicos, sobretudo em relação à circulação sanguínea. Além disso, as sementes da castanheira também possuem ação antiinflamatória e, por isso, ela pode ser usada no tratamento de algumas doenças causadas por inflamações.

Na fitoterapia, a castanha da índia é indicada para:

tratar hemorroidas;
melhorar a circulação sanguínea;
combater as flebites (inflamações nas veias);
aliviar o reumatismo;
prevenir a formação de varizes;
atenuar inflamações e doenças de pele.

A semente também é bastante comum no universo da cosmética, servindo de ingredientes para cremes, géis, shampoos e outros produtos que servem para:

acabar com as celulites;
prevenir a queda de cabelo;
atenuar vasinhos e pequenas varizes.

No mercado, podemos encontrar ainda a castanha da índia em pó ou em cápsulas, o que facilita a utilização. No entanto, o consumidor deve estar atento para a fórmula desses produtos, pois muitas vezes eles não contam com a quantidade necessária do extrato da planta para que todos os benefícios sejam garantidos.

Castanha da Índia

A semente da castanha da índia é coberta uma casca que também tem propriedades medicinais

Castanha da Índia Emagrece?
Outro benefício atribuído à castanha é o emagrecimento. Na verdade, ela pode ter efeitos interessantes durante o processo de perda de peso, mas não é considerada como um emagrecedor porque não interfere no metabolismo nem na queima de gorduras.

Como comentamos antes, os principais benefício da castanha da índia estão ligados à circulação e às inflamações. As melhorias na circulação promovidas pela planta medicinal podem melhorar o funcionamento do organismo como um todo, além de favorecer a eliminação de toxinas. Assim, é possível o excesso de peso causado pelo inchaço e pela retenção de líquidos.

Com o consumo da castanha da índia, é comum que as pessoas observem a redução de medidas na região abdominal, bem como nos braços e nas pernas. Além disso, a melhoria na aparência das celulites também aumentam a satisfação com o próprio corpo.

O efeito antiinflamatório atribuído à castanha da índia pode ser mais uma explicação para a ação emagrecedora da semente, ainda que não existam estudos que comprovem esse benefício. Algumas pesquisas apontam para a obesidade como um processo inflamatório no interior das células que leva ao acúmulo de gorduras. Dessa forma, o combate a inflamações também contribuiria para o emagrecimento.

Como Consumir?
A ingestão da castanha da índia pode ser feita de diversas formas:

Chá de Castanha da Índia
O chá da castanha da índia é indicado pela Anvisa para tratar problemas circulatórios, varizes e hemorroidas. Ele deve ser preparado com meia colher (sopa) da semente com a casca e uma xícara (chá) de água. O ideal é tomar duas xícaras ao dia para aproveitar os benefícios.

Tintura de Castanha da Índia
Já ensinamos aqui no Receita Natural como preparar a tintura de castanha da índia, bastante indicada para a sensação de peso nas pernas e inchaço causado pela má circulação. A tintura deve ser consumida diluída em água, em pequenas porções durante o dia.
Extrato, Pó ou Cápsulas

Como nem sempre é fácil encontrar a castanha da índia, você também pode optar pelo extrato, pelo pó ou pelas cápsulas feitas com a semente. A forma de utilização vai depender das orientações do fabricante. Sugerimos também que você procure um médico ou nutricionista antes de começar a usar esses produtos, pois eles podem causar reações adversas.
Contraindicações

O consumo da castanha da índia não é indicado para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, hipertensos e quem tem problemas renais, de fígado ou gastrointestinais. Ela também deve ser evitada por menores de 15 anos e maiores de 65 anos, salvo com indicações médicas.
A ingestão da semente pode causar vômito, enjoo, dores de cabeça e diarreia. Por isso, é importante consultar um especialista e sempre seguir as orientações de utilização da planta medicinal.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário