Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Couve-Flor


Informações sobre a Couve-Flor, características, vitaminas, benefícios e propriedades

Couve-Flor: baixa quantidade de calorias

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Brassica
Espécie: B. oleracea

INFORMAÇÕES
A couve-flor é uma hortaliça pertencente à mesma espécie dos brócolis.

É bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada.

É riquíssima em sais minerais como o cálcio e o fósforo e possui uma boa quantidade de vitamina C.

Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias.

Nela são encontradas as vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Ela apresenta os seguintes sais minerais: potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro.

Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão.

Não possui restrição e é indicada para todas as idades.
Couve-flor: fonte de vitamina C, potássio e fibras
Dados históricos mostram que a couve-flor já era muito usada no Oriente Médio desde a Antiguidade.

Foi a partir desta região, que o alimento começou a se tornar conhecido e acabou sendo levado para a Europa por viajantes que faziam viagens comerciais.

No século XII, a couve-flor caiu no gosto dos chefes de cozinha da nobreza e acabou se popularizando por todos os países do mundo.

Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina B6,possui grandes quantidades de folato e potássio, além de ter muitas fibras em sua composição. É um excelente alimento para quem está precisando diminuir o consumo de calorias. Uma xícara de couve-flor possui apenas 25 kcal.

Ainda tem elementos como bioflavonóides e outras substâncias químicas, que podem gerar uma proteção auxiliar contra o desenvolvimento do câncer.

Também pode ajudar na regularização das funções intestinais, se comida crua. A couve-flor, pode nesse caso neutralizar a acidez estomacal, aliviar a prisão de ventre e auxiliar na construção dos dentes e ossos, aumentando a capacidade do sistema imunológico de resistir às infecções.

Para manter o sabor e diminuir a perda de nutrientes durante o preparo, cozinhe a couve-flor no vapor ou ferva rapidamente. Cozida demais, ela fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando um cheiro desagradável e sabor amargo.

Para eliminar este problema, a couve-flor deve ser preparada em panela sem tampa. Outra dica é não cozinhar a couve-flor em panelas de alumínio ou ferro para evitar que perca a cor. Ao comprar couve-flor, escolha a que estiver firme. Caso as folhas estejam tenras e verdes com as flores bem brancas é sinal que ela está fresca e no ponto ideal para ser consumida.

A couve-flor é uma planta herbácea que pertence à família das crucíferas, sendo um tipo de couve, mas em cujas folhas superiores e flores se transformam em uma massa branca, compacta e dura.

Existem aproximadamente mais de 3.000 espécies, mas sem embargo na atualidade três variedades são as que mais se comercializam: a couve-flor branca, a couve-flor verde e a couve-flor roxa.

É certo que às vezes pode ser injuriada pelo mau cheiro que chega a desprender no momento em que são cozidas, mas esta verdura destaca pelos seus importantíssimos benefícios e propriedades que possui para a saúde.

Benefícios e virtudes mais importantes da couve-flor
Entre as diferentes propriedades nutricionais e benefícios que encontramos na couve-flor é seu alto teor de água, e, no entanto sob contido energético, por isso a couve-flor é ideal em dietas de controle e perda de peso.

É uma grande fonte de vitamina C, fibra, ácido fólico, magnésio, potássio e cálcio, e conta também com propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Dispõe por sua vez de propriedades diuréticas, por isso são boas em casos de retenção de líquidos já que favorecem a eliminação do excesso de líquidos, resultando também beneficamente em casos de hipertensão.

Valores nutricionais da couve-flor
Cem gramas de couve-flor contém: 22 calorias, 90 g. de água, 3 g. de carboidratos, 2,2 g. de proteínas, e 0,2 g. de gordura.

Por Marco de Cardoso
Fonte: bemstar.globo.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário