A pressão arterial alta, também conhecida com hipertensão arterial atinge uma boa parcela da população. Além dos medicamentos controlados que devem sempre ser tomados rigorosamente conforme orientação médica, uma dieta mais saudáveis pode auxiliar a eliminar os sintomas da hipertensão.
Em particular, o alho que utilizamos em temperos pode desempenhar um papel importante no combate à pressão arterial alta (e vários outros males). Tanto o seu consumo diário quanto na forma do chá de alho que veremos mais uma receita de como fazer o chá aqui.
Alho
Você vai precisar de:
Um dente de alho
Uma xícara de chá de água
Modo de Preparo:
Descasque o dente de alho e amasse-o (pode ser utilizado a ponta de uma colher, por exemplo). Então leve ao fogo para ferver por três minutos. Espere até que fique morno e coe.
Posologia
Beba uma xícara do chá de alho para pressão arterial alta uma vez a cada doze horas.
Cuidados
Evitar em caso de amamentação e em problemas de estômago.
Informações Adicionais
O benefício do alho para a pressão alta vem da alicina, uma substância presente no alho que faz com que o sangue fique mais fino (melhora a viscosidade do sangue), dilata as artérias e tem ação antioxidante, ou seja, é bom também para evitar trombose.
O alho é indicado para a pressão alta pois estimula a produção de ácido nítrico e sulfureto de hidrogênio que relaxam os vasos sanguíneos.
A alicina é justamente o princípio ativo que faz com que o alho tenha aquele aroma característico. Além de ter efeitos contra a pressão alta, o alho ainda tem propriedades anti-inflamatória e melhora o colesterol ruim e o triglicérides.
Uma das melhores formas de consumir o alho é ele inteiro, porém seco. Ao cozinhar o alho as propriedades diminuem.
O ideal é que a alicina seja isolada em comprimidos, para que ao menos 1,8 gramas de alicina (30 dentes de alho) seja consumida em cada dose. A vantagem dos comprimidos é que o mal hálito é evitado. Uma dica para consumir alho sem que fique com o cheiro forte depois na boca é engolir dentes de alho descascados, inteiro, como se fosse uma cápsula, junto com um copo de leite.
Estes benefícios do alho para a pressão alta foram investigadas em pesquisa e foi realmente constatado queda de 10% da pressão em 12 semanas de tratamento. Os efeitos foram conquistados com o alho seco. Um comparativo feito com o óleo de alho não obteve o mesmo resultado.
A pressão arterial alta é um fator de risco para outras doenças mais sérias como infartes, derrame, insuficiência renal e outras doenças do coração. Portanto, é muito importante o cuidado e atenção com os níveis da pressão.
Se você faz uso de medicação controlada para hipertensão, continue tomando seus remédios e associe o uso do alho de maneira terapêutica, e conte seu médico. Se você conquistar os efeitos pretendidos, é provável que ele vai reduzir a sua medicação, mas apenas o seu médico pode alterar a dose do seu remédio.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário