Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Equinácea: Propriedades desta planta medicinal

As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de hoje queremos contar tudo o que você precisa saber sobre a equinácea e como você pode utilizá-la no seu dia a dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades.J

Equinácea ou “equinácea purpurea” é uma planta medicinal com muitas propriedades e benefícios para a saúde. Você conhece todas as suas propriedades? Você se preocupa que possa ter contraindicações? Nós vamos te explicar em detalhes.

A equinácea ou equinácea purpurea é uma planta medicinal que antigamente utilizavam os índios americanos por suas propriedades curativas. No final do século XIX, o Dr. Meyer descobriu suas propriedades convivendo com os índios e a colocou no mercado pela primeira vez nos Estados Unidos. Desde então, a equinácea tem sido objeto de numerosos estudos clínicos que têm demonstrado as propriedades desta planta na regulação do sistema imunológico, aumentando as defesas.

A equinácea é usada para tratar infecções de caráter respiratório, especialmente o resfriado, e também é usada contra muitas outras infecções: as infecções do trato urinário, as infecções vaginais por fungos, herpes genital, as infecções da corrente sanguínea, as doenças das gengivas, amigdalite, infecções por estreptococos, sífilis, febre tifoide, malária e difteria.


Para que se utilizava a Equinácea?

Para tratar o resfriado. Embora seja verdade que, algumas pessoas tomam a equinácea ao primeiro sintoma de resfriado, a fim de impedir o seu desenvolvimento, os resultados das investigações demonstram que a equinácea não pode prevenir o desenvolvimento do resfriado. Em vez disso, sim, resulta útil para o tratamento, atenuando os sintomas do resfriado.

Para tratar as infecções vaginais por fungos. Alguns estudos têm demonstrado que tomar equinácea e aplicar um creme medicinal sobre a pele diminui a taxa de recorrência de infecção em 16%.

Como é ingerida a Equinácea e em que dose?
No mercado você pode encontrar produtos de equinácea, disponíveis em comprimidos, sucos e chás. Para o tratamento de infecções do trato respiratório superior, incluindo resfriados, os cientistas têm usado uma grande variedade de doses, dependendo da forma como são preparados. Estas preparações incluem:

Um comprimido que contém 6,78 mg de extrato bruto de equinácea purpurea com base em 95% da erva e 5% da raiz. São tomados dois comprimidos três vezes ao dia.

Cápsulas com extrato de suco de equinácea liofilizado. São tomados 100 mg três vezes por dia.

Suco da erva de equinácea purpurea. É tomada uma dose diária de 6 a 9 ml em um tempo máximo de oito semanas.

Composto de ervas de chá de equinácea. São tomadas de cinco a seis xícaras de chá no primeiro dia, quando aparecem os primeiros sintomas do resfriado aparecem e vá diminuindo gradualmente em uma xícara a menos por dia durante cinco dias. O chá deve ser deixado repousar durante 10 a 15 minutos.

Equinácea líquida. São tomadas 20 gotas a cada duas horas, durante o primeiro dia de sintomas do resfriado e, em seguida, se toma três vezes por dia, durante um máximo de 10 dias.

Preocupação pela segurança do uso da Equinácea:
Existe certa preocupação com a qualidade de determinados produtos de equinácea que se encontram no mercado. Isto se deve ao fato de que os produtos de equinácea são frequentemente etiquetados erroneamente, e é possível que nem sequer contenham equinácea apesar do que aparece na etiqueta.

De acordo com as pesquisas científicas, a equinácea é provavelmente segura para a maioria das pessoas, quando se usa em curto prazo. No entanto, não se tem suficiente informação para saber se o seu consumo é seguro em longo prazo. São conhecidos vários efeitos colaterais da sua administração, como febre, náuseas, vômitos, mau gosto, dor de estômago, diarreia, dor de garganta, boca seca e dor de cabeça.

No caso das crianças, os cientistas acreditam que a equinácea é, possivelmente, segura para crianças de 2 a 11 anos, se for usada por um período não superior a 10 dias. No entanto, cabe levar em conta que algumas crianças podem desenvolver erupções cutâneas.

Em relação com a gravidez e lactação, não se tem suficiente informação sobre o uso da equinácea. Nestes casos é aconselhável evitar o seu consumo.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário