Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de março de 2008

Shimeji


Os cogumelos shimeji pertencem ao gênero Pleurotus, e também são conhecidos por suas variedades Pleurotus ostreatus ou "oyster" (cinza e branco), Pleurotus eryngii (Caetetuba ou Cardoncello) e também hiratake são muito populares no mundo todo por causa do seu sabor, seu alto valor nutricional e sua versatilidade na composição dos mais variados pratos, das mais diversas cozinhas.

Shimeji Pleurotus ostreatus - cinza

Seu sabor é inigualável, são perfeitos para serem servidos como guarnições, acompanham perfeitamente pratos compostos por carnes, legumes, saladas, molhos.

Quando desidratados, estes cogumelos são firmes e carnudos e quando re-hidratados apresentam as mesmas características do cogumelo fresco, com seu sabor mais acentuado e com a vantagem de poder ser armazenado por mais tempo.

Propriedades Terapêuticas*

As propriedades medicinais de Pleurotus são conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul. Estudos mostram que o gênero possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol sangüíneo, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.

Atividade cardiovascular e redução do colesterol*

Pleurotus erygii

(Caetetuba ou Cardoncello)

O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada em seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol em ratos a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.

Atividade antiinflamatória e antiviral*

Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, ativa contra o vírus da gripe. Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Tradicional Medicina Chinesa para problemas nas juntas e para relaxamento muscular. O pó desses cogumelos são efetivos no tratamento de lumbago, problemas com tendões e má circulação sangüínea.

Pleurotus sajor-caju

Atividade antimicrobiana*

Pleurotus citrinopleatus

Hiratake amarelo

Na década de 40, foram estudadas atividades antimicrobianas de várias espécies de fungos. As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do gênero Pleurotus podem ser divididas em: polissacarídeos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam ação anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do sistema imunológico; metabólitos secundários, devirados de compostos terpenóides e; em diferentes derivados de proteínas.

Pesquisas científicas mostraram que extratos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem atividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.

Atividade antitumoral*

A maioria das pesquisas sobre efeitos antitumorais de cogumelos foram conduzidas no Japão, onde foram estudados os potenciais anticarcinogênicos de diversos basidiomicetos, incluindo espécies do gênero Pleurotus .

De acordo com uma dessas pesquisas o extrato de Pleurotus ostreatus inibiu 75,3 % do tumor Sarcoma 180, transplantado em ratos, após 10 dias de tratamento. Após cinco semanas o tumor desapareceu completamente.

Pleurotus salmoneo-stramineus

Hiratake

Sazonalidade: Disponível o ano todo

Armazenamento: Armazenar em ambiente fresco e seco, por 2 anos, a apartir da data da produção.

Re-hidratação: Para rehidrata-los, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos, em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adiciona-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g, re-hidratados correspondem a 100g de cogumelos frescos.

Informação Nutricional

Informação Nutricional

Quantidade por porção de 10g (secos)

% VD*

Valor calórico

20,3 Kcal

0,8%

Carboidratos

3,75g

1,0%

Proteínas

1,60g

3,0%

Gorduras Totais

0

0%

Gorduras Saturadas

0

0%

Colesterol

0

0%

Fibra Alimentar

1,07g

6,0%

Cálcio

4,27mg

0,5%

Ferro

1,07mg

8%

Sódio

3,2mg

0,1%

(*) Valores Diários de Referência, com base em uma dieta de 2500 calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário