Alcachofra - É um fitoterápico que possui atividade no sistema hepatobiliar e metabólico simultaneamente. De acordo com os estudos farmacológicos pré-clínicos e clínicos, Alcachofra possui ação colerética, colagoga, hepatoprotetora, antioxidante, diurética e redutora do colesterol.
Carqueja - Tem ação tônica, eupéptica e diurética, atuando sobre o figado e intestino. Purifica e elimina as toxinas do sangue pela ação diurética. Proporciona o bom funcionamento do intestino.
Centelha Asiática - É uma substância vegetal que estimula a síntese das fibras de colágeno, que dão sustentação e tônus aos tecidos. Ela tambem melhora a elasticidade da pele, combatendo a flacidez, fortalece os vasos sanguíneos, ativando a circulação, e tem enzimas que ajudam a romper as células de gordura (celulite).
Guaraná - É um produto elaborado a partir das sementes de Paulina cupana, planta originária do Amazonas, cujas propriedades já são bastante conhecidas pelos indígenas brasileiros como afrodisíaco, tônico e estimulante geral. É a planta com a maior concentração de cafeína, acima de 4%.
Algas Chiorella ou Clorella - São microscópicas (unicelulares) e se desenvolvem em água doce. Mais de 50% da sua composição são proteínas, sendo esta concentração superior à da carne bovina e a soja. As algas clorella contém uma grande quantidade de clorofila (cerca de 15 vezes mais que o espinafre), além do fato de possuírem 20 vezes mais vitamina E do que o leite da vaca e 4,6 vezes mais vitamina B do que o arroz semi-beneficiado.
Boldo - É um amargo aromático com propriedades estimulantes e tônicas. Ativa a secreção salivar e do suco gástrico, utilizado em caso de hipoacidez e dispepsias. O extrato da folha apresenta acentuada atividade colerética e colagoga mostrando-se efetivo na hepatite crônica e aguda. Sua ação colagoga é atribuída à boldina e a essência. A boldina produz um aumento gradual no fluxo no fluxo da bile, assim como um aumento de sólidos totais na bile excretada. Sua ação colérica parece ser devida aos derivados flavônicos. A ação protetora sobre as células hepáticas foi demonstrada em testes pela diminuição dos danos causados à membrana celular, por agentes químicos.
Cascara Sagrada - É um catártico. Seu principal uso é na correção habitual da constipação, onde não exerce somente uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Produz Excitação branda e regular do peristaltismo. Atua como laxante e purgativo suave.
Fucus Vesiculosus - Caracteriza-se pela riqueza em elementos que absorve do seu meio natural e que são transferidos para o organismo humano, é usado como complemento da dieta. Pelo seu teor de iodo estimula a tireóide regularizando a produção do hormônio tireotrofina e acelerando o metabolismo de glicose e ácidos graxos. Desta forma pode ser usada como auxiliar no tratamento da obesidade. Também pela ativação do metabolismo e pela presença de mucilagens, promove um aumento do trânsito intestinal, possuindo ainda ligeira ação diurética.
Passiflora - Devido as frações alcalóicas e flavonoídicas, a passiflora age como depressor inespecífico do sistema nervoso central, resultando em uma ação sedativa, tranquilizante e antiespasmódica da musculatura lisa. A passiflora é similar à morfina e é um medicamento de grande valor terapêutico como sedativo, não deprime o sistema nervoso central. O seu uso diminui por instantes a pressão arterial e ativa a respiração, deprimindo a porção matriz da medula.
Espirulina - Atua como supressor do apetite devido à presença relativamente alta da fenilanina, que atua sobre o centro do apetite. Quando ingerida com o estomago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade (estômago cheio). Desta forma auxilia no tratamento da obesidade propiciando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais, ou seja, sem deixar de se alimentar. Pela presença da vitamina B 12 evita transtornos do sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta vegetariana desbalanceada ou carência.
Thiomucase - Leva a um aumento na permeabilidade do tecido, reduz a viscosidade e a quantidade de água no meio intercelular, promove portanto, a reabsorção de excesso de fluídos e atua sobre a disfusibilidade de produtos exógenos e também sobre o intercâmbio de nutrientes e metabólicos entre as células e o sangue. No tratamento de lipodistrofias, registra-se ainda a administração VO. Enzima de difusão que age sobre o ácido condrótino sulfúrico do tecido celular subcutâneo, quebrando as pontes que impedem a liberação de água, gorduras e toxinas acumuladas, contribuindo para eliminação de edema e de infiltrado inflamatório, promove a reabsorção da gordura acumulada na derme, nos casos de celulite e obesidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário