O cajueiro é uma árvore tipicamente brasileira, com origem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que requer um clima tropical para que possa se desenvolver. Esta planta é rica em vitamina C, fibras, proteínas e ferro, o que a torna um remédio natural poderoso para o auxílio no tratamento de diversos males (desde simples dores de garganta à diabetes), além de possuir propriedades que fazem do seu fruto um genuíno cicatrizante.
Chá das folhas e cascas do cajueiro: Um poderoso cicatrizante! Imagem: Reprodução
O cajueiro apresenta o tronco bastante tortuoso e pode chegar a alturas superiores a 20 metros. E diferente do que pensa a maioria das pessoas, o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha e não o caju, este segundo caracteriza-se como o pseudofruto variando de cor, formato e tamanho de acordo com a espécie da planta.
Ele possui uma casaca bastante fina e uma espécie de polpa no seu interior que é a parte mais utilizada para fazer sucos, doces e outras guloseimas derivadas do caju. A castanha é geralmente assada e depois retirada a casca exterior para que posa ser consumida devidamente.
O chá e seus benefícios
Contudo, é pouco conhecido que a castanha e o caju não são as únicas partes a serem aproveitadas desta planta, as cascas e folhas do cajueiro rendem um chá cheio de propriedades curativas e que pode trazer diversos benefícios ao nosso organismo, garantindo uma saúde mais forte e equilibrada. O chá pode ser utilizado externamente ou consumido agindo de dentro para fora. Confira como usá-lo das duas maneiras:
Uso interno do chá: Se consumido normalmente o chá atua como diurético natural, ajuda no tratamento de diabetes, repara o sistema imunológico ajudando a afastar fraquezas de um modo geral, além de tratar a hipertensão, cólicas e atuar como expectorante em casos de tosse com catarro. O chá das folhas e cascas do cajueiro é considerado também um afrodisíaco.
Uso externo: Pode ser aplicado diretamente na pele para tratar problemas de pele como frieiras e inflamações vaginais. Para aftas e inflamações de garganta ele pode atuar também com uso externo à base de gargarejos.
Propriedades
Anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, antidiabética, depurativa, tônica, vermífuga, diurética, expectorante, adstringente, antisséptica, anti-hemorrágica, laxante.
Como fazer?
Para fazer o chá você precisará das folhas e cascas do cajueiro em pedaços bem pequenos. Coloque a quantidade de 2 colheres de sopa para cada litro de água e leve ao fogo até que a água comece a ferver, a partir deste ponto deixe cozinhar por 10 minutos. Após este período retire do fogo e abafe por mais 10 minutos.
É indicado que seu consumo seja feito de 3 a 4 xícaras ao dia.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário