Você sabia que a alcachofra é uma grande aliada da dieta, saúde e boa forma? Invista na planta e fique magra para o verão.
Origem
Pouco conhecida, a alcachofra cujo nome científico é Cynara scolymus L., pertence à família Compositae. É uma planta vivaz, com folhas compostas pinatifidas e espinhosas, sendo as superiores bem menores que as da base. Flores púrpuras reunidas em um grande capítulo envolvido por grandes brácteas que são a parte comestível da inflorescência. Planta européia das regiões do mediterrâneo, sendo cultivada no sul da Europa, na Ásia menor e também na América do Sul, considerada durante muito tempo como uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões Atlânticas com invernos suaves.
Conheça os benefícios da alcachofra para a dieta, saúde e boa forma
O que muitos não sabem é que a alcachofra pode oferecer diversos benefícios à nossa saúde, ela possui excelentes propriedades nutritivas e medicinais. Para termos uma ideia, a cada 100 g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.
Possui substâncias com efeito benéfico das vias hepáticas. Apresenta como princípios ativos a cinarina e o ácido cafeico que estimulam a formação da bili hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol.
São usados contra icterícia, cujos sintomas desaparecem rapidamente. As folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue e são usadas como adjuvantes no tratamento de diabetes. Possui efeito anti esclerótico, ou seja, é um bom combatente do endurecimento das artérias e servem também servem para fabricar bebidas amargas. Temos apenas que ter cuidado com pessoas alérgicas à alcachofra ou quando há obstrução do canal biliar.
Forma de consumo
A forma mais comum que encontramos a planta no mercado é in natura. Para ter a certeza de que a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pelo talo e sacuda-a suavemente. Se ela estiver flexível, significa que já está madura. Evite o produto se as folhas estiverem abertas ou se a parte interna das folhas estiver com coloração marrom, pois indica que já passou da validade.
De preferência, consuma a alcachofra no mesmo dia da compra, pois ela começa a perder suas qualidades logo após a colhida. Na hora da compra, recomenda-se escolher as que apresentarem talo longo e inflorescência firme e bem arroxeada. O ideal é que os ‘espinhos’ só devam ser retirados após o cozimento, que é quando chegamos ao famoso fundo da alcachofra .
Recomenda-se consumir a planta logo após o cozimento ou preparo, para melhor aproveitamento de suas propriedades medicinais e nutricionais. Portanto, insira a alcachofra no seu cardápio,pois ela proporciona um sabor gostoso às suas refeições, além de ser muito nutritiva e saudável!
Receitas de saúde
Para estimulante (hepático, vesicular e venal): Coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 ou 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.
Para artérias endurecidas: Coloque 2 colheres (sopa) de folhas fatiadas em xícara de álcool de cereais a 70%. Deixe em repouso por 5 dias e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, antes das principais refeições.
Para diurético: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas fatiadas em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por cinco dias, agitando às vezes e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.
Para emagrecer: Coloque 3 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Utilize mel para adoçar.
Muita atenção: Só utilize a alcachofra como medicamento com o conhecimento do seu médico, pois podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.
fonte: www.anutricionista..com, www.tuasaude.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário