A Waltherea Douradinha ou, simplesmente, douradinha do campo, foi descoberta pelo botânico francês Saint Hilaire, que pesquisou as plantas brasileiras entre 1816 e 1822. O viajante registrou suas descobertas nos livros História das Plantas Mais Notáveis do Brasil e do Paraguai e Plantas Usuais dos Brasileiros, onde menciona as principais características da douradinha:
Esta planta é comum nos lugares pedregosos nas margens do Uruguai, nas províncias do Rio Grande do Sul e das Missões. Floresce mais ou menos de dezembro a fevereiro. Os habitantes das regiões onde cresce essa planta servem-se dela para a cura das feridas, e usam a decocção contra as doenças venéreas e as do peito. Como todas as Malváceas, a Waltheria douradinha contém muita mucilagem, podendo assim ser recomendada nas afecções catarrais e no tratamento das feridas (Fonte: Dataplamt).
Nomes Populares:
Douradinha
Malva branca
Malva veludo
Propriedades
Folhas secas da douradinha
Douradinha do Campo
A douradinha do campo é bastante conhecida por suas propriedades:
depurativa
diurética
emagrecedora
cardiotônica
hipotensora
anti-inflamatória
estimulante
sudorífica
emoliente
Devido a elas, a planta é indicada no tratamento de alguns problemas, como:
reumatismo
ácido úrico
gota
erupções na pele
coceiras
furúnculos
feridas
eczemas
úlceras externas
cólicas renais
infecções dos rins e bexiga
cistite
dificuldade ao urinar
tosse
bronquite
Precauções
Apesar de não haverem contraindicações do uso da douradinha na literatura consultada, é importante alertar aos leitores que os tratamentos naturais sempre devem ser acompanhados por um especialista. Evite também dar a erva às crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/douradinha-do-campo-propriedades-medicinais/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário