Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Beladona: Todos os benefícios para emagrecer desta planta

As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza, culinária ou inclusive para auxiliar na perda de peso. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios, propriedades e contraindicações do uso da beladona, assim como suas propriedades para emagrecer e como utilizá-la tirando o máximo proveito dos seus benefícios e propriedades.

Beladona: uma planta diurética, sedativa e anti-inflamatória

A beladona é uma planta relacionada historicamente à bruxaria, de acordo com a tradição de muitos países europeus. Também foi usada no antigo Egito e até está vinculada a alquimia. De acordo com diversas fontes seu nome deriva do uso pelas mulheres romanas (bela dona significa mulher bonita) de uma infusão das folhas desta planta para melhorar a aparência da sua pele e clareá-la, para seguir os padrões de beleza da época. Conheça um pouco mais sobre esta lendária planta e aproveite todos os seus benefícios.

Originalmente a beladona não era apenas uma planta para melhorar a aparência da pele, mas também era amplamente utilizada para dilatar as pupilas, a fim de embelezar o olhar. No entanto, os usos desta planta foram variando, suas bagas, também têm sido usadas para aliviar vários tipos de dores, como as menstruais, de cabeça e outras.

Atualmente, continua sendo usada na medicina tradicional para tratar problemas nos olhos, tosse, alergias e Parkinson.

Princípio Ativo da Beladona:
Seu princípio ativo foi descoberto por Mein em 1831. Mediante diferentes estudos conseguiu isolar a atropina e em menor medida a escopolamina (que pode resultar altamente tóxica em doses elevadas). Ambas se encontram principalmente nos frutos e na raiz de beladona, embora as folhas também sejam amplamente utilizadas.

A beladona é amplamente utilizada na medicina homeopática para o tratamento de convulsões, cãibras, gota e úlceras.

Propriedades gerais da Beladona:
Embora a beladona não seja 100% reconhecida pela medicina tradicional, pouco a pouco vai sendo aceita e incorporada por diferentes profissionais, principalmente aproveitam seus extratos. No entanto a medicina popular e a homeopática têm sabido aproveitá-la e respeitá-la como um medicamento natural e eficaz, embora com algumas contraindicações.

Controla a Acidez. Devido à sua ação sobre o sistema digestivo é um remédio natural para tratar a azia. Também ajuda a reduzir a inflamação do estômago e aliviar a dor relacionada com este incômodo.

Reduz a dor. Graças ao seu potente poder analgésico a beladona é bom para aliviar dores de estômago, dores de cabeça, menstruais e úlceras estomacais. Também é usada para aliviar hemorroidas, artrite, tosse e resfriado.

Melhora a asma. Alguns especialistas em medicina alternativa asseguram que a beladona contém propriedades que ajudam a aliviar a asma, no entanto não há suficiente evidência científica para garantir. Algo semelhante acontece com as convulsões e a epilepsia. Além disso, cabe esclarecer que existem remédios eficazes para tratar estes problemas e devem ser seguidos por um médico.

Propriedades da Beladona Para Emagrecer:
Ao ser um poderoso anti-inflamatório e agir como diurético a beladona é uma planta recomendada para perder peso, tanto é assim que até se chama de “a planta mágica”. Mas vejamos um pouco mais sobre estes benefícios que a convertem em um remédio natural para emagrecer.

Age como diurético. Tradicionalmente tem sido usada para aliviar intoxicações, devido ao seu poder depurativo e diurético. Também atua como um analgésico leve, por isso é ideal para aliviar o desconforto digestivo e outras dores.

É um poderoso anti-inflamatório. Alguns cremes incorporam alguns componentes da beladona por suas propriedades anti-inflamatórias, embora também possa ser encontrada em gotas homeopáticas e outros remédios naturais de consumo interno.

Atua como sedativo. Em pequenas doses a beladona é um sedativo leve bastante seguro, ideal para acalmar os nervos e conciliar o sono. Também pode te ajudar a controlar a respiração para relaxar e praticar a meditação.

Sem esquecer que esta planta também coloca para trabalhar o seu intestino, por isso ajuda a limpar o seu organismo de impurezas e de matéria fecal que produzem inflamação e, portanto, fazem parecer que você está mais gordo do que realmente está.

Por último suas propriedades sedativas também colaboram na perda de peso, já que ajudam a reduzir a ansiedade e conciliar o sono. Não se esqueça de que comer durante a noite pode causar ganho de peso rapidamente, já que a denominada “síndrome do comer noturno” faz com que você escolha alimentos calóricos e fora da dieta, além de não realizar corretamente a digestão.

Contraindicações da Beladona:
Usar beladona não é 100%, devido ao potencial poder tóxico que têm seus componentes escopolamina e atropina. Além disso, sua toxicidade é mais perigosa quando encontrada de forma silvestre, suas bagas são tentadoras por sua bela cor e não é difícil de ser tentado a experimentar.

Você deve sempre usar esta planta sob prescrição e com acompanhamento médico, já que um uso indevido pode causar graves efeitos secundários. Alguns deles são: ressecamento da boca e pele, visão turva, batimento cardíaco acelerado, alucinações, constipação, convulsões, e no pior dos casos um coma.

Você nunca deve usar se estiver grávida ou durante a amamentação, tampouco deve ser administrada a pessoas com síndrome de Down, com transtornos psiquiátricos, com insuficiência cardíaca e nunca deve ser consumida por crianças.

O Que Fazer em Caso de Intoxicação
Primeiro você deve ir rapidamente para uma sala de emergência. Existem alguns truques para limpar o seu corpo desta planta tóxica, mas não são totalmente seguros. Primeiro você deve vomitar para eliminar rapidamente a beladona do seu organismo. Em seguida, beber chá ou café para neutralizar a toxicidade. Você também pode usar compressa e duchas frias para aliviar o desconforto.

Como Usar Beladona
Tradicionalmente é preparada uma espécie de infusão ou decocção das bagas e da raiz para usar suas propriedades, embora atualmente também seja possível encontrá-la em diferentes apresentações mais seguras. Você pode encontrar beladona em gotas oftálmicas ou de administração oral, tinturas, cápsulas e comprimidos.

Não é recomendável preparar remédios caseiros a base de beladona, mas a forma mais tradicional de prepará-la é cozinhar de 5 a 15 gramas de raízes e bagas (a quantidade depende do peso e da idade da pessoa) por cada litro de água.

Embora seus benefícios possam chamar bastante à atenção, a beladona não oferece nada que outras plantas não tenham, por isso, é melhor optar por opções mais seguras e com propriedades comprovadas cientificamente.

Outras Plantas Com Propriedades Semelhantes

Se você prefere optar por plantas mais confiáveis e sem efeitos secundários não hesite em experimentar alguma destas.

Salsa e pepino. Se você sofre de retenção de líquidos experimente esta combinação com ingredientes simples, ao alcance do bolso com algumas poderosas propriedades diuréticas.

Cenoura e maçã. Se o seu problema é a azia um suco de cenoura e maçã é ideal para aliviá-la. Você apenas deve descascá-las, cortá-las em pedaços e processá-las com um pouco de água.

Maracujá e tília. Você tem problemas para dormir ou está estressado? Coloque uma colher de maracujá e uma de tília em meio litro de água fervendo, coe e beba, você pode misturar com suco de laranja ou maracujá.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário