Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 3 de dezembro de 2016

Como emagrecer com Gengibre

O hábito de comer gengibre não é tão comum entre os brasileiros. No Oriente, no entanto, a raiz é amplamente utilizada no preparo de diversos alimentos como condimento. Estudos recentes mostram como o consumo desse alimento pode ser benéfico para a saúde. Por isso, a tendência é que passemos a ingerir o gengibre cada vez mais. Estima-se que existam hoje mais de 200 pesquisas específicas sobre os benefícios funcionais do gengibre. Eles revelam que os usos medicinais conhecidos tradicionalmente entre os orientais possuem embasamento científico.

O principal segredo medicinal do gengibre parece estar no gingerol, um dos componentes da raiz. Ele é responsável pelo sabor característico do alimento, que é um pouco picante. Além do gosto, ele também é um importante antioxidante natural, capaz de combater os radicais livres causadores do envelhecimento celular. O gingerol também tem ação anti-inflamatória e, por isso, pode impedir o aparecimento de algumas doenças.

Outras substâncias encontradas no gengibre também são consideradas como terapêuticas. É o caso do cafeno, do felandreno, do zingibereno e da zengerona. A raiz ainda contém vários sais minerais e vitaminas que atuam de forma benéfica no nosso organismo, como a vitamina C e B6, bem como o selênio, o zinco, o fósforo, o magnésio, o cobre e o potássio. Essa combinação poderosa faz com que o gengibre tenha várias propriedades. Ele estimula o bom funcionamento de diversos órgãos, fortalece nosso sistema imunológico e ainda dá uma mãozinha no emagrecimento.


Por que comer Gengibre?
Antes de falarmos mais sobre o potencial emagrecedor do gengibre, é preciso lembrar alguns de seus benefícios para a saúde. Crianças e adultos que costumam sofrer com os enjoos, principalmente durante viagens, podem usar o gengibre para driblar o problema. Estudos revelam que as substâncias contidas na raiz tem efeito semelhante ao de medicamentos como o “dramine”, bastante utilizado para reduzir a náusea. O chá feito com o gengibre também pode atenuar os sintomas da enxaqueca.

Pessoas que sofrem com as chamadas doenças reumáticas também precisam usar o gengibre um pouco mais. Isso porque existem diversas pesquisas que tratam dos benefícios do alimento para aliviar problemas como a artrite e as dores musculares. Um estudo feito com voluntários idosos usou o extrato do gengibre para tratar os pacientes. Após algum tempo, os pesquisadores notaram que boa parte dos voluntários sentia menos dores nas articulações, além da redução do inchaço nessas regiões. O efeito é explicado pela ação anti-inflamatória do gengibre. Ele também estimula a circulação sanguínea nos locais afetados, melhorando a dor.

Gengibre para emagrecer
Agora vamos entrar na questão do emagrecimento propriamente dita. Também existem vários estudos comprovatórios desse efeito, revelando que o consumo do gengibre pode potencializar as dietas para perda de peso. O gingerol faz com que a raiz seja um alimento termogênico, o que significa que ele pode acelerar o metabolismo. Dessa forma, nosso organismo passa a gastar mais calorias para a realização de atividades do dia a dia.

Nosso organismo utiliza uma fórmula quase matemática para a produção de energia. As calorias que ingerimos por meio da alimentação são metabolizadas e transformadas em fonte energética. Assim, as calorias servem de combustível para que possamos fazer tudo: pensar, andar, respirar e até dormir.

Quando a ingestão de calorias é maior que a necessidade de energia, o organismo faz uma reserva. O acúmulo de gordura é uma fora de armazenar calorias para o caso de, em algum momento, faltar “combustível” para o funcionamento normal do corpo. Assim, quem come mais do que gasta acaba engordando por causa desse “armazém” de gordura.

Por outro lado, quem gasta mais calorias do que ingere passa a queimar gorduras para que o metabolismo gere energia. É o que costuma acontecer, por exemplo, com quem faz exercícios físicos e, por isso, aumenta o gasto energético diário.

O que o gengibre faz é elevar a temperatura natural do nosso organismo, obrigando-o a gastar mais energia para voltar a temperatura ao normal. Assim, o corpo gasta mais calorias, facilitando o emagrecimento. Os estudos feitos com a raiz mostram que seu consumo pode elevar a queima de calorias em até 10%. Isso pode variar conforme cada organismo, mas, de modo geral, o gengibre sempre dá uma forcinha na eliminação do sobrepeso.

Chá de Gengibre


Como consumir o Gengibre?
Para saber exatamente quanto gengibre você deve consumir, o ideal é procurar um nutricionista. A dica é incluir a raiz na alimentação de forma natural, usando pequenas quantidades no preparo de pratos, bebidas e outras receitas. O chá de gengibre também pode ser usado como um potencializador da dieta.

A receita do chá deve ser feita com:

2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 litro de água

A água não deve ferver pois o calor interfere nas propriedades ativas do gengibre. Por isso, leve a água ao fogo, mas deligue antes de formarem as bolhas de ar da fervura. Se você ver que a água esquentou demais, espere alguns minutos antes de incluir o gengibre ralado. O ideal é que ela esteja quente, mas não o bastante para queimar seu dedo.

Depois que o gengibre e a água estiverem misturados, abafe o recipiente e deixe descansando por 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá em uma peneira fina e reserve para consumir em pequenas quantidades durante o dia. Você pode tomar até 4 xícaras da infusão, de preferência entre as refeições principais. É importante evitar o consumo durante a noite, porque o efeito estimulante do gengibre pode fazer com que você tenha insônia e um pouco de agitação durante a noite.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário