Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Chá antigripal

Quase todo mundo conhece pelo menos uma receitinha caseira para manter a gripe afastada. O que pouca gente sabe é que, na verdade, nenhum remédio, caseiro ou industrializado, é capaz de acabar de vez com esse vírus. 

Se o nosso organismo está mais fraco, a influenza acaba levando a melhor. 

No entanto, quando as defesas naturais do corpo estão fortalecidas, fica bem mais difícil que a gripe ou o resfriado nos atinja. Assim, é possível recorrer aos ingredientes naturais para reforçar o sistema imunológico, evitando que os microrganismos tragam doenças. Veja a receita do chá antigripal!

Chá Para Gripe
Você vai precisar de:
1 ½ xícara de água
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre picado
suco de 1 limão
5 cravos
2 paus de canela
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:
Em uma panela ou caneco, junte a água, o gengibre, a canela, o cravo e o alho. Leve para o fogo e mantenha cozinhando por 5 minutos depois que levantar fervura. Desligue, espere amornar e coe. Sirva com mel e o suco de limão.

Posologia (como usar o chá)
Tomar 1 ou 2 xícaras do chá diariamente, sobretudo durante o inverno. Além de fortalecer as defesas, o chá também ajuda a esquentar o corpo.

Aliás, esse é um dos motivos porque o chá funciona bem. Esses ingredientes são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura do corpo, ajudando a evitar que o vírus da gripe tome conta do seu organismo. É importante manter o corpo bem aquecido em dias frios, pois o corpo frio ajuda o vírus a se manifestar, causando a gripe.

Esse chá é ideal até para quem não é muito fã da bebida quente, pois tem um sabor agradável. Muitas pessoas não tomam chás porque normalmente são feitos com folhas ou ervas amargas, o que não acontece com esse chá.

Cuidados
A canela pode ser abortiva, dependendo da quantidade, ainda mais depois de aquecida. Por isso, o chá deve ser evitado por gestantes. Só tome o antigripal se tiver certeza de que não há nenhuma possibilidade de uma gravidez.

Tenha cuidado também ao dar o chá para crianças menores de 1 ano de idade. Nesse caso, o chá não deve conter mel, pois o mel pode conter uma bactéria que não é digerida pelo organismo de crianças menores de 1 ano, podendo causar uma séria doença, o botulismo.

Propriedades dos Ingredientes
Os ingredientes desse chá possuem diversas propriedades que evitam a gripe. O alho é um excelente anti-inflamatório natural. O gengibre, o cravo e a canela, são termogênicos, por isso são responsáveis por aquecer o corpo, deixando-o mais resistente à gripe e ao resfriado. O limão é fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. E o mel contém inibina, que nada mais é que um excelente bactericida, além de anticéptico. Isso significa que ele ajuda a eliminar as bactérias do organismo.

Como já foi dito, é importante tomar o chá antes que a gripe apareça. Ele vai deixar o organismo mais resistente, evitando o aparecimento do vírus.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário