Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Chá de alfavaca – Conheça as propriedades desta erva

Foto: Reprodução

A alfavaca (ocimum americanum) é bem conhecida aqui no Brasil, provavelmente você não reconhece-a por este nome porque ela é popularmente chamada de manjericão, folha larga, manjerona ou alfavaca-de-vaqueiro. Seu uso mais comum atualmente é na culinária, mas também é usada na indústria de cosméticos e na medicina popular. O manjericão pode ser ótimo acompanhado de molhos e queijos numa pizza, porém, é na medicina popular que ele merece mais destaque, devido aos benefícios do seu chá.

Propriedades medicinais

A alfavaca é adstringente, antibacteriana, antidiarréica, antifúngica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antisséptica local, antiviral, carminativa, expectorante, hipoglicemiante e sedativa.

Benefícios da alfavaca

Pode ser usada no tratamento de problemas renais.
Ajuda na digestão, melhorando casos de má digestão.
Ajuda em casos de febre e/ou tosse, diminuindo ambas.
Atua aumentando a lactação.
Pode ser utilizada em problemas como câimbra do estômago.
Catarro, enxaqueca, gripe, náuseas e problemas na garganta são combatidos e evitados pelo chá.
Gases, gastrite e vômitos são amenizados.
Indicado para pessoas que têm muito estresse e/ou fadiga.
É bom para o tratamento da pneumonia, da bronquite e de doenças mentais.
Indicado para epilepsia, distúrbios do trato urinário, infecções cutâneas, micoses, prurido, conjuntivite e reumatismo.
Pode ser usado para tratar dor de ouvido.
Acaba com as aftas.

Como fazer o chá desta planta

Foto: Reprodução

Para preparar o delicioso chá de alfavaca, é bem simples, você irá precisar de:

– 2 colheres de sopa da planta (raízes, folhas, flores ou ramos).

– 1 litro de água fervente.


Coloque as 2 colheres de sopa na água, fazendo uma infusão por, no máximo, 10 minutos. Coar e adocicar são opcionais. É recomendável que seja bebido antes de dormir, ainda quente, pois é durante o sono que o nosso corpo se restabelece, dando uma forcinha às curas.
Alfavaca e o SUS

Existe um programa de fitoterapia no SUS (Sistema Único de Saúde), que inclui inúmeras plantas e ervas. Duas características da alfavaca fizeram com que ela também fosse incluída no tal programa: a primeira é o fato de que ela produz o ácido rosmarínico, que atua no organismo como adstringente, antioxidante, antimutagênico, antibacteriano, anti-inflamatório, e antiviral. A segunda é o fato de que a ação antibacteriana ganha reforço com os fenóis presentes nos óleos essenciais da planta, que têm ação contra bactérias de diversos gêneros.

Por Camila Albuquerque
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário