Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Berinjela (Solanum melongena)

Fruto muito apreciado como legume, seu gosto é neutro, a berinjela adapta-se muito bem aos temperos, podendo ficar muito saboroso; na mastigação, tem uma consistência muito prazerosa. Com 92% de sua constituição de água, a beringela deve ser usada em saladas, cozidos, sucos e patês, nunca em frituras.

Desde os tempos antigos, é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota. Hoje em dia, foram descobertos novos benefícios da berinjela.
Cem gramas de beringela contêm 28 calorias, 1,10g de proteínas, 5,50g de hidratos de carbono e 0,20 de gorduras.

A berinjela tem a propriedade medicinal de diminuir o colesterol e reduzir as gorduras do fígado; é um excelente remédio para o estômago, o baço e especialmente o fígado.

Também chamada de berinjela, beringens e berinjela

A berinjela contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

Composição

Componentes Quantidade em 100g
Valor calorico, kcal 19,0
Carboidratos totais, g 4,0
Proteina, g 1,0
Lipídios, g 0,0
Fibra alimentar, g 77,0
Cinzas, g 7,34
Cálcio, mg 17,0
Ferro, mg 0,40
Fósforo, mg 29,0

Propriedades:
· Digestiva
· Diuréticas
· Oxidante
· Baixa o colesterol
· Hipoglicemica
· Auxilia no emagrecimento
· Laxante
· anti-bacteriano
· Indicada para gota, artrite e reumatismo
· afecções da pele


Controle do colesterol pela berinjela
Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.

O professor Sylvio Panizza (Plantas que Curam Cheiro de Mato. Sylvio Panizza IBRASA. 1997) recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo dos triglicerideos, da seguinte forma:

1- Duas fatias cortadas da berinjela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições;

2- Picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum).

É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.

Extrato alcoólico de berinjela: Vamos usar fatias secas de berinjela e álcool de cereal a 70%

Modo de fazer:
1)Colocar em um recipiente apropriado, com tampa hermética, quatro fatias de cascas secas e picadas da berinjela.
2)Adicionar uma xícara das de chá de álcool de cereais a 70%.
3) Deixar em maceração por no mínimo dez dias.
4) Filtrar em coador de papel.
5) Armazenar em um vidro escuro, ao abrigo de luz solar


Quando e como usar o extraio alcoólico da berinjela:
Indicações:

1- Estimular as funções hepáticas
Modo de usar: Tomar uma colher das de café do extrato alcoólico, diluído em meio copo d'água, duas a três vez ao dia. Repetir o tratamento para alcançar o resultado esperado.


2- Digestivo estomacal
Modo de usar: Tomar uma colher das de café do extrato alcoólico, diluído em meio copo d'água, após as principais refeições. Repetir o tratamento para alcançar o resultado esperado.


3- Excesso de colesterol
Modo de usar: Tomar uma colher das de café do extrato alcoólico, diluído em meio copo d'água, duas a três vezes 3 dia. Repetir o tratamento pelo tempo necessário.


Suco de berinjela:
Não retire a casca. Lave-a e pique em bocados pequeninos. Coloque-a no liquidificador com um pouco de água. Não deixe que fique muito batida. Escoe o líquido que obteve. Tome de manhã, 30 minutos antes do pequeno-almoço, em jejum.
A qualidade fibrosa da berinjela permitir-lhe-á deste modo ter a sensação de estar satisfeita, de já não ter fome, reduzindo assim o seu apetite para a refeição que se aproxima.


Farinha de berinjela
1kg de berinjelas com casca cortadas em fatias
Arrume as fatias numa forma.
Leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 2h 15min, ou até a berinjela ficar crocante e ressecada.
Triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até virar pó


Como usar a farinha de berinjela na alimentação:
1 - Salpicada sobre o macarrão com queijo parmesão
2 - Em vitamina ou suco de laranja
3 - Na salada
4 - Adicionada às sopas
5 - Em patês de atum ou sardinha

Quanto usar:
Uma colher de sopa da farinha já produz os benefícios esperados. Não exagere no consumo para não ’soltar’ o intestino.

Cuidados: Na gravidez, na lactação, para crianças em geral e pessoas sensíveis às substâncias presentes na berinjela.

Observação: As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas. Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.
A berinjela após o cozimento perde a maioria das suas propriedades.
Fonte: Anotações pessoais e http://www.saudeintegral.com; http://www.plantasquecuram.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário