Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Goji: Saiba o que essa fruta asiática pode fazer pela sua forma

Experimente o poderoso goji, que também ajuda a prevenir e a combater doenças
Do R7*


Think Stock

Parecido com uva-passa quando seco, o goji pode ser uma boa opção para o lanche da tarde


Silhueta magrinha, saúde em dia e muito sabor. Essas são as três coisas que você sempre sonhou em conciliar, não?


O nome da novidade é goji. Trata-se de uma frutinha vermelha, parecida com pimenta e também com acerola, quando fresca, e com uva-passa depois de seca.

Esse alimento, originário do distante Tibet, na Ásia, já foi alvo de mais de 50 estudos ao redor do mundo. Todos comprovaram seus benefícios.

Tem gosto semelhante ao da cereja e possui todos os fatores para se tornar o melhor amigo do seu corpo.

Segundo a nutricionista Madalena Valinotti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, o goji se tornou mais popular nos últimos anos por ser considerado um superalimento e se destaca por seu valor nutricional.

- Tem um alto teor de proteínas, tendo em sua composição 19 aminoácidos, sendo oito essenciais, pois não são sintetizados no organismo e devem ser supridos pela alimentação.

É rico em zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo e vitaminas E, B1, B2, B6.


O rei da boa forma

Ao longo dos tempos, o goji foi se mostrando um potente emagrecedor. De fato, ele é um ótimo amigo da cinturinha.

O agrônomo Marcelo Rigotti, professor da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), conta que, em um estudo feito com pacientes obesos, observou-se que a ingestão dessa fruta promoveu uma perda de peso significante.

Os participantes da pesquisa ingeriram o suco de goji pela manhã e à tarde.

- O alimento é rico em polissacarídeos, que ajudam a reduzir o peso corporal, aumentando a conversão do alimento em energia em vez de gordura. Já o ácido linoleico, também presente na fruta, é outro aliado da perda de peso.

A fruta ainda combate os dois maiores rivais das mulheres: a celulite e a pele envelhecida. Possui diversos antioxidantes que são ótimos para impedir a ação de radicais livres, responsáveis pela degradação celular.

No suco e na salada

Apesar de ser difícil de encontrar no Brasil, o goji já começa a ser vendido por aqui em lojas de produtos naturais e em importadoras, na versão desidratada.

Na rotina alimentar, pode ser consumido ao natural, como suco ou fruta seca.

Madalena afirma que, por apresentar sabor agradável, combina com as refeições.

- Você pode incluí-lo em salada de frutas e vitaminas. Para quem gosta de associar sabores doce e salgado na mesma refeição, uma boa dica é acrescentá-lo em saladas. Nos lanches, pode ser consumido sozinho ou com outras frutas secas ou castanhas.

Para fazer suco de goji, não há nenhum segredo. Basta bater cinco bagas com um litro de água.

O ideal é beber de três a cinco copos por dia.

Se você preferir degustá-lo da forma natural (ou seca), consuma entre 15 g a 45 g por dia (o equivalente a uma mão cheia). Não mais que isso, pois 100 g possuem cerca de 340 calorias.

Verdadeiro remédio

Apesar de seus benefícios para a dieta, a melhor notícia sobre essa fruta é que atua na prevenção e no combate de uma série de doenças.

Rica em minerais e vitaminas, tem capacidade de reduzir o nível de gordura no organismo, possui antioxidantes que combatem o envelhecimento e melhora os níveis de insulina nos diabéticos.

Também aumenta a libido, o equilíbrio arterial e os sistemas imunológico, nervoso e renal.

Em forma de suco, ajuda na redução do colesterol. Seus antioxidantes impedem a formação das placas arteriais.

Em uma das pesquisas mais recentes, seu consumo foi associado à recuperação da memória dos pacientes com mal de Alzheimer.

Para encerrar, possui na sua composição o mineral germânio, que é anticancerígeno.

*Colaborou Tainah Medeiros, estagiária do R7


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário