Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por Que Você Deve Comer Agrião


O agrião, rico em antioxidantes, bioflavonóides e várias substâncias que protegem contra certos tipos de tumores é muitas vezes consumido de maneira não muito certa pela maioria das pessoas.

Muita gente, muita mesmo...consome somente as folhas e desprezam o talo.

Se esse é o seu caso, não faça isso! Essa é a parte mais nutritiva desse vegatal! O talo do agrião é rico em iodo, um mineral essencial para o bom funcionamento de tireóide.

Como ele é rico em vitamina C ele ajuda na regeneração da células que revestem os órgãos, melhora o funcionamento do fígado e reforça o seu sistema imunológico.

O agrião também também estimula a processar a gordura dos alimentos, fazendo dele um ótimo digestivo.

Melhore seus brônquios
Basta ir à qualquer farmácia, seja de produtos naturais ou não, que você verá xaropes para tosse que levam agrião.

O motivo para isso é que o agrião é muito rico em óleos essenciais que promovem a abertura dos brônquios trazendo alívio para o problema, mas...sem efeitos colaterais. Um desses óleos chama-se mostarda feniletilica que também é diurético.

Outros benefícios
O agrião é rico em vitamina B6, que é ótimo para a memória, cálcio, ferro, potássio e é recomendado também para quem tem problemas de pele.

Por suas propriedades tônicas, ele estimulas as glândulas salivares fazendo com que você tenha mais apetite.

No que diz respeito ao ferro, o agrião é um grande campeão. Ele tem cinco vezes mais ferro que o salsão (aipo), couve e alface.


Indicações
Problemas pulmonares: tosse, bronquite. É expectorante.

Ajuda no tratamento do bócio, tuberculose, anemia, raquitismo, diabetes. Age como antiinflamatório e é muito bom para cistite, acne, aftas, gengivites.

Uso pediátrico
Problemas pulmonares e cutâneos.

Cuidados
Tomado em excesso causa irritação no estômago e vias urinárias. Mulheres gestantes também devem evitar o agrião por ser abortivo.


Chá para bronquite
Essa é outra dica: 10 colheres de sopa de agrião com 5 colheres de sopa de mel. Aliás, xaropes de mel com agrião é muito comum em farmácias.

Agora acrescente 200 mililitros de água e leve ao fogo até ferver. Mexa sempre. Pronto! Você já tem um xarope de mel com agrião que talvez seja bem mais barato e saudável do que os que você vai encontrar em farmácias.

Cada 100 gramas de agrião contém

Calorias
17 kcal
Carboidratos
2,3 g
Proteínas
2,7 g
Fibras
2,1 mg
Cálcio
133 mg
Ferro
3,1 mg
Magnésio
18 mg
Fósforo
51 mg
Potássio
218 mg



Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário