Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Unha de Gato

A Unha de Gato (Uncaria ssp.) é um cipó de madeira larga e seu nome é proveniente dos espinhos em forma de gancho que crescem ao longo da vinha e envolvem a planta Unha de Gato. Duas espécies próximas da Uncaria são utilizadas quase como substitutas nas florestas : Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Ambas espécies podem alcançar mais de 30 m de altura em seu topo.

A Unha de Gato é uma planta indígena da floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul e Central, incluindo Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Trinidad, Venezuela, Suriname, Costa Rica, Guatemala e Panamá.

Unha de Gato têm sido utilizada medicinalmente pelas tribos dos Aguaruna, Asháninka, Cashibo, Conibo e Shipibo do Peru e Asháninka, Boras and Kaíapor do Brasil por pelo menos 2000 anos. A tribo indígena Asháninka da região central do Peru e do Acre (Brasil) possui a história mais antiga registrada com relação ao uso da planta. Elas também são a maior fonte de Unha de Gato do Peru, atualmente.

Os Asháninka utilizam a Unha de Gato para tratar asma e inflamações do trato urinário; para recuperação do parto; assim como purificador dos rins ; para cura de ferimentos profundos; para artrite, reumatismo e dor óssea; para controlar inflamação e úlceras gástricas; e para câncer. Tribos indígenas no Peru utilizam a Unha de Gato para tratar tumores, inflamações, reumatismo e úlceras gástricas.

Tribos indígenas na Colômbia utilizam a vinha para tratar gonorréia e disenteria. Outras tribos indígenas peruanas utilizam a Unha de Gato para tratar diabetes, câncer do trato urinário feminino, hemorragias, irregularidades na menstruação, cirrose, febres, abscessos, gastrite, reumatismo, inflamações; para lavagem interna e tumores; e para "normalizar o corpo" .A Unha de Gato também tem sido utilizada como contraceptivo por diversas tribos do Peru (mas somente em doses excessivas).

Na Fitoterapia atual, a Unha de Gato é empregada no mundo inteiro nas diferentes condições, incluindo desordens imunológicas, gastrite, úlcera, câncer, artrite, reumatismo, desordens reumáticas, nevralgias, inflamações crônicas de todos os tipos e até doenças virais como herpes zoster (shingles).


Patentes

Com tantos usos documentados de plantas desta importante floresta, não é surpresa que tenha chamado a atenção de pesquisadores e cientistas do ocidente. Os estudos foram iniciados no início dos anos 70 , quando Klaus Keplinger, um doutor e “etnologista independente” de Innsbruck, Austria, organizou o primeiro trabalho definitivo com a Unha de Gato.O trabalho de Keplinger nos anos 70 e 80 levou os diversos extratos da unha de gato a serem vendidos na Áustria e Alemãnha como fitoterápicos, assim como o estimulou patentes americanas, que descrevem procedimentos de extração para um grupo de princípios ativos chamados de alcalóides oxíndoles e a imunoestimulaçã o destes alcalóides encontrados na Unha de Gato.

O advogado Cayllaux Zazzali argumenta que além do conhecimento recentemente transferido dos grupos indígenas à sociedade em geral, a compensação também deve ser considerada para o uso étnico do conhecimento indígeno, enquanto isto foi fornecido sem saber a implicação que este pôde ter nos termos de perder o acesso exclusivo e único poder para negociar sobre este conhecimento tradicional. As patentes do processo da extração de alguns dos componentes da Unha de Gato é uma descoberta que seja inteiramente um resultado dos esforços intelectuais de Keplinger. Na outra maneira, a informação a respeito da possibilidade que Unha de Gato contém estes componentes foi fornecido por habitantes de aldeias remotas no Peru. Mas, teria uma seleção arbitrária de um grupo para prender os direitos de propriedade intelectual, incuindo outros que usam esta espécies, também. Este problema poderia ser resolvido se os grupos indígenos e os agricultores devessem concordar com uma direita de propriedade intelectual compartilhada para Unha de Gato.

Estes alcalóides despertaram interesse mundial nas propriedades medicinais desta valiosa vinha da floresta. Outros pesquisadores independentes da Espanha, França, Japão , Alemanha e Peru seguiram Keplinger, muitos dos quais confirmaram sua pesquisa sobre a imuestimulação de alcalóides da vinha e da raíz.

A Unha de Gato têm sido utilizada no Peru e na Europa desde o início dos anos 90 como tratamento adjuvante para câncer e AIDS, assim como em outras doenças que afetam o sistema imunológico. Pesquisadores italianos reportaram em um estudo in vitro, realizado em 2001, que a Unha de Gato inibi diretamente o crescimento celular do câncer de mama em 90%. Relatórios recentes das pesquisas de observação de Keplinger's em pacientes com câncer recebendo a Unha de Gato concomitantemente com as terapias de câncer tradicionais como quimioterapia e radiação, reportaram menor efeitos colaterais comparado às terapias tradicionais (como queda de cabelo, perda de peso, náusea, infecções secundárias e problemas de pele).
Outra área significante de estudo têm focado as propriedades antiinflamató rias da Unha de Gato. Enquanto esteróides da planta (beta-sitosterol, stigmasterol, e campesterol) e princípios ativos antioxidantes (catequinas e procianidinas) encontrados na Unha de Gato são descritos com algumas destas propriedades; novos fitoquímicos chamados de glicosídeos ácidos quinóvicos (encontrados na casca e raízes) foram documentados por serem os antiinflamató rios mais potentes constituintes da planta. Este estudo e outros subseqüentes indicaram que a Unha de Gato ( e especialmente seus glicosídeos) poderiam inibir a inflamação de 46% até 89% em vários testes in vivo e in vitro.

Há anos, a Unha de Gato vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Nos últimos 5-8 anos, a presença de U. tomentosa declinou na floresta tropical peruana devido à devastação. Os coletores brasileiros entraram no mercado nos últimos 5 anos e também estão exportando, também. “A Unha de Gato foi usada por nossos antepassados por séculos, e o homem branco descobertou esta planta só agora. E se nós não tivéssemos cuidado com unha de Gato, destruirão a planta como têm muitos outros exemplos disastrosos na nossa terra, o mesmo como o que aconteceram com o ciclo da borracha décadas atras,'' lamentou Zenon Antunez, um líder de Ashaninka de Peru
Uxi Amarelo com Unha de Gato
O uxi amarelo em composição com a unha de gato revelam grande eficácia no tratamento das infecções urinárias, reumatismo, gastrite, inflamações uterinas, combate natural de miomas uterinos e prevenção do câncer.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário