O uso desta planta medicinal é mais conhecido através do óleo de borago officinalis. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. Como já referi é também indicado o seu uso em chás, mas por as suas folhas possuírem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração.
Suas flores são também utilizadas. As flores e as folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e atividade carcinogênia, desaconselhando-se o seu uso prolongado.
Este óleo torna a pele mais suave, flexível e resistente. Este óleo pode também ser aplicado diretamente sobre a pele seca, eczematosa ou com rugas, com bons resultados, e é igualmente eficaz nos casos de estrias. É aconselhável utilizá-lo em doses regulares (2 a 3 vezes por ano) para usufruir plenamente de todos os seus benefícios.
Outras indicações:
Trata a Pele seca , serve como prevenção do envelhecimento cutâneo, e reduz as estrias.
Esta é uma planta também conhecida por outros nomes. No Brasil também se conhece por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, sem duvida que é uma excelente planta medicinal.
www.alexandrepimentel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário