Ambos são ricos em amido, hidratos de carbono e por isso, são alimentos energéticos. No entanto, ao contrário do que parece, a batata doce é mais baixa em calorias do que o inhame, e tem uma menor carga glicêmica. Além disso, também tem mais betacaroteno do que o inhame.
Outra vantagem da batata doce são seus antioxidantes: vitaminas A, C e E e zinco. Quanto mais escura for a sua pele, mais antioxidantes ela contém. Por isso, é um excelente alimento para eliminar as toxinas do organismo e estimular o sistema imunitário. Além dessas qualidades, ela também tem poderes anti-inflamatórios.
E o que podemos falar sobre o inhame? Ele também tem elevadas quantidades de vitamina C e ácido fólico. Nas mulheres, atua de forma benéfica nos hormônios femininos. Ele estabiliza os níveis de estrogênio, regulando as oscilações de humor e os sintomas referentes à síndrome pré-menstrual e à menopausa.
A batata doce contribui para a saúde dos ossos, dentes, sangue, sistema nervoso, coração, rins e músculos, além de controlar a pressão arterial. Seu elevado teor em ferro é benéfico na prevenção e tratamento da anemia. Na gravidez, a ingestão da batata doce fortalece o sistema nervoso do bebê.
Por Carolina Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário