Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 30 de abril de 2017

Abóbora: Propriedades e benefícios para a saúde

A abóbora não serve apenas para decorar as festas de Halloween. Pelo contrário, é um dos vegetais com mais benefícios e propriedades do reino vegetal. É por isso que decidimos dedicar um artigo para falar com detalhes de seus usos, curiosidades, propriedades e, especialmente, de seus muitos benefícios.

Talvez você não saiba, mas as sementes de abóbora podem ser consumidas. Têm um delicado sabor e possuem um alto teor de vitaminas. Com as sementes de abóbora podemos elaborar um rico e saudável lanche. A polpa também pode ser usada em sopas, guarnições e sobremesas. É um vegetal nobre, de um sabor particular que permite elaborar pratos sofisticados que harmonizam perfeitamente com os pratos que se colocam a mesa todos os dias nos lares.
Mas isso não é tudo. A abóbora tem muitos usos medicinais e cosméticos, sobre os quais falaremos no final deste texto, no leque de benefícios da abóbora. Por último, como todos sabemos, a casca da abóbora é usada na fabricação de máscaras, especialmente para a celebração do Dia das Bruxas.

Propriedades Da Abóbora Para A Saúde:
A abóbora é rica em vitaminas A, C e E. Tem propriedades antioxidantes e desintoxicantes, tanto em sua polpa como em suas sementes, assim como propriedades anti-inflamatórias. Devido à presença de ácidos graxos monoinsaturados, semelhantes aos que possui o azeite de oliva, o consumo diário de abóbora reduz os níveis de colesterol e triglicéridos.


Igualmente, este vegetal diminui a pressão sanguínea. Seu alto teor de fibras, fortalece o trabalho intestinal e seu alto teor de vitamina E ajuda a combater o envelhecimento precoce, contribuindo para a beleza da pele, e a força do cabelo, das unhas e dos dentes.

O consumo das sementes evita os problemas da próstata, do trato urinário e da bexiga. A alta concentração de zinco ajuda a melhorar o tônus dos músculos no trato urinário.

Benefícios da abóbora:
Melhora a visão e a saúde ocular. É um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. Uma vez ingerido o betacaroteno se converte em vitamina A, um antioxidante natural que atua eficazmente na manutenção da integridade da pele e das membranas mucosas e na qualidade da visão. Lembre-se que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a pele saudável, os ossos e os dentes.

A abóbora também tem zeaxantina, elemento capaz de filtrar os raios ultravioletas na retina do olho, e que também tem a capacidade de atuar como antioxidante no envelhecimento dos músculos oculares.

Previne as doenças cardíacas coronárias. A abóbora é rica em substâncias que apoiam a saúde do coração, como as vitaminas A e C. Igualmente tem um alto teor de fibra, magnésio e potássio. Atualmente sabe-se que o consumo de potássio é tão importante quanto a redução da ingestão de sódio, se você deseja controlar a hipertensão.

O seu consumo também está associado com um menor risco de acidente vascular cerebral, a proteção contra a perda de massa muscular, a preservação da densidade óssea e reduzir a formação de pedras nos rins.

Outros benefícios da abóbora para o coração são o relaxamento dos vasos sanguíneos e a prevenção do acúmulo de gorduras nas paredes, evitando obstáculos. A presença de fibras na abóbora, também evita o aumento do colesterol, que pode conduzir a várias doenças cardíacas.

Ajuda a perder peso. De acordo com os especialistas em nutrição, a abóbora é um alimento ideal para aqueles que precisam perder peso, já que contém poucas calorias e é rica em fibra. E, de fato, esse é um dos benefícios mais buscados na abóbora.

Uma xícara de abóbora contém 3 gramas de fibras, cerca de 50 calorias e nada de gordura. Por ser um alimento nutritivo com alto teor de fibras, aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva as pessoas a comer menos. Leia mais: Propriedades da abóbora para emagrecer

Para que o uso da abóbora resulte realmente eficaz em uma dieta para perder peso é necessário que a planta entre na dieta como um substituto de algum alimento com maior número de calorias. Se você decide comer uma xícara de purê de abóbora com canela para a sobremesa, que equivale a 80 calorias, você pode deixar de comer um pedaço de torta de abóbora também, mas com 300 calorias, eliminando assim 220 calorias da sua dieta diária.

Ajuda no tratamento da hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. Desde o início do século XX as sementes de abóbora são utilizadas no tratamento do aumento ou hiperplasia prostática. De acordo com os especialistas em plantas medicinais, as sementes de abóbora contém compostos chamados fitosteróis que podem ajudar a diminuir o tamanho da próstata, se tomada em boas quantidades três vezes por semana.

Os investigadores descobriram que o óleo extraído das sementes de abóbora tem altas concentrações de zinco, o que contribui para a saúde sexual masculina e pode bloquear o crescimento prejudicial de células da próstata.

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Nutrição do Departamento de Saúde Pública de Harvard, as dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. A abóbora, como já temos advertido é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno na natureza

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário