O composto encontrado nos brotos de brócolis – o sulforafano – poderia ajudar a eliminar bactérias que afetam os pulmões. O sulforafano está presente nas verduras da família da couve e se apresenta como um possível tratamento para prevenir infecções pulmonares. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Escola de Medicina de Johns Hopkins.
Os pesquisadores concluíram que o tratamento com sulforafano estimula a ativação da via de sinalização celular Nrf2, tanto nas células humanas dos pulmões com Enfermidade pulmonar obstrutiva crônica (Epoc) quanto as dos pulmões dos ratos expostos à fumaça. A ativação da via Nrf2 restaura a capacidade dos macrófagos pulmonares para eliminar as bactérias dos pulmões, com o que uma dieta rica em sulforafano poderia ajudar aos doentes a melhorarem.
De acordo com o relato, um pulmão saudável conseguiria eliminar resíduos e bactérias estranhas que entram pelo aparelho respiratório.
Mas no caso de fumantes isso não acontece, bem como com os indivíduos que têm a Epoc.
Para um dos co-autores da pesquisa, professor Robert Wise, o estudo poderá ajudar a explicar a relação entre a dieta e a doença pulmonar. A pesquisa foi publicada na revista americana Science Translational.
imagem: infoescola.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário