Antioxidantes presentes nelas atrasam um possível declínio cognitivo na maturidade
Além do morango, framboesa, cereja e mirtilo também resguardam as lembranças Foto:Getty Images
É época de morangos, e as pessoas devem aproveitar para investir na fruta.
Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisaram dados de 16 mil mulheres e perceberam que aquelas que consumiam ao menos uma xícara de morangos por semana conseguiram frear a perda de memória em 2,5 anos na idade avançada.
Os efeitos da antocianina, pigmento que colore a fruta e tem ação antioxidante, explicam a associação. Essa substância ajuda a preservar as áreas de aprendizado e memória no cérebro. E os homens também podem se beneficiar. Quase não há estudos que mostrem diferenças entre os sexos quando se trata da relação entre dieta e memória na maturidade.
Dica: Framboesa, cereja e mirtilo também resguardam as lembranças. Espinafre deixa mais forte Em outros experimentos, cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, provaram que o personagem Popeye estava certo em se entupir de espinafre. O alimento é cheio de nitrato, o responsável por aumentar a força. Agora, seu efeito na musculatura parece ter sido desvendado. Sete dias após oferecem água com a substância a cobaias, houve uma maior concentração de duas proteínas nos músculos, a CASQ1 e a DHPR. Para obter benefício, consuma diariamente de 200 a 300 gramas de espinafre ou beterraba, outra boa fonte de nitrato.
fonte:http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/frutas-vermelhas-protegem-memoria-702087.shtml
Thaís Manarini e Juliane Silveira Conteúdo do site Saúde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário