O sabor amargo da planta pode até desagradar, mas livra o corpo da má digestão e da ressaca rapidinho.
Normalmente, por causa do seu sabor amargo, é difícil encontrar quem tenha o chá de boldo como primeira opção para prevenir e tratar problemas de saúde. Porém, é exatamente esse gostinho desagradável que pode dar fim a ressaca do fim de semana, à sensação de estomago pesado deixado pela feijoada e ao desconforto de uma persistente prisão de ventre.
São quatro as espécies mais conhecidas de boldo e CAD uma tem uma particularidade (inclusive a aparência de uma é diferente da outra), mas, em geral, apresentam as mesmas propriedades medicinais: estimulam o trabalho do fígado na quebra de gorduras e eliminação de álcool e dão uma mãozinha ao estomago e ao intestino, melhorando a digestão.
Boldo para todo gosto
Os tipos mais comuns de boldo tem aparência diferente, mas as boas ações pela saúde podem ser obtidas de todos eles. Aprenda a diferenciar as espécies:
Boldo-baiano
Nome cientifico: Vernonia condensata. Suas folhas não tem aquela penugem característica das outras espécies. São pontiagudas e serrilhadas na borda.
Boldo-chinês
Nome cientifico: Plectranthus ornatus. Atua no organismo estimulando e favorecendo o trabalho do fígado e do sistema digestório, com batendo problemas como sensação de estufamento e prisão de ventre.
Boldo-da-terra
Nome cientifico: Coleus barbatus. A planta possui ação analgésica, facilita a digestão e combate azias.
Boldo-do-chile
Nome cientifico: Peumus boldus. Pode ser usado para proteger o fígado, melhorar digestão lenta e aumentar o apetite. Também age como diurético, minimiza inflamações na bexiga, ajuda a eliminar calculo renal e alivia sintomas de resssaca.
Indicado para:
Azia – má digestão – prisão de ventre – ressaca
Contraindicações
O boldo não deve ser consumido por crianças, idosos, gestantes e pessoas que sofrem de hepatite aguda. Também não deve ser ingerido em excesso e por longos períodos.: O boldo-da-terra pode causar irritações gástricas e o boldo-do-chile, náuseas, vertigens, agitação e convulsão.
fonte: Guia de saúde - Remédios naturais - ed. alto astral pag. 19
imagem:websmed.portoalegre.rs.gov.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário