Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Lichia: Conheça a fruta que pode deixar você com barriguinha sarada

Um estudo japonês publicado na Journal of Functional Foods sugere que um extrato encontrado em lichias pode ajudar a reduzir a gordura abdominal em pessoas com síndrome metabólica.

Essa síndrome, na verdade, é um conjunto de fatores que podem levar a pessoa a desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em geral. A doença é caracterizada por obesidade central, hipertensão e distúrbios no metabolismo de glicose e insulina.

Os voluntários do experimento tomaram diariamente um suplemento feito com o extrato de lichia chamado Oligonol. Com isso, eles perderam cerca de três centímetros de barriga, mais uma perda de 6% de gordura subcutânea e 15% de gordura abdominal.

Em um trecho do relatório do estudo, os pesquisadores da Universidade de Informação de Hokkaido, da Sapporo Bio-S e da Amino Up Chemical Company relataram: “Neste estudo, nós demonstramos o efeito do Oligonol na síndrome metabólica usando parâmetros clínicos caracterizados pela área de gordura abdominal visceral e resistência à insulina. Nós revelamos que o Oligonol reduziu o índice de massa corporal (BMI, na sigla em inglês) e a quantidade de gordura subcutânea e visceral, e melhorou a resistência à insulina. Em particular, uma notável redução nas áreas de gordura visceral foi observada. Essas descobertas indicam fortemente que o Oligonol seria um suplemento benéfico para a prevenção e melhora da síndrome metabólica, especialmente no estágio de hiperinsulinemia, sempre visto durante condições pré-diabéticas”.

Detalhes do estudo

Foto: Reprodução / Onarciso.blogspot.com

Os voluntários eram todos adultos e com circunferência abdominal acima dos 85 cm. No total, 18 pessoas entre 24 e 59 anos. Os voluntários foram aleatoriamente divididos em dois grupos, sendo um administrado com o Oligonol e o outro com placebo.

Após dez semanas, foram observadas no grupo de Oligonol quedas na circunferência e gordura abdominal, além de melhoras na resistência à insulina. Essas mudanças foram acompanhadas de um aumento nos níveis sanguíneos de adiponectina, um hormônio responsável por regular alguns processos metabólicos.

Os cientistas afirmaram também que “é evidente que a presença maior de proantocianidinas oligomerizadas em Oligonol pode oferecer uma vasta gama de benefícios em preparos farmacêuticos, produtos alimentícios e suplementos dietéticos assim como no desenvolvimento de bebidas funcionais”.

Disponibilidade nos EUA
O ingrediente existe no Grupo Maypro nos EUA e já tem o status de “Novo Ingrediente Dietético” desde 2007. Segundo o Maypro, o ingrediente é único porque usa uma tecnologia patenteada que possibilita um aumento na biodisponibilidade do polifenol e então aumenta o desempenho antioxidante. O alto peso molecular de muitos polifenóis dificulta a absorção no corpo, mas a Amino Up Chemical, que fornece materiais para a Maypro, desenvolveu um processo de produção que “oligomeriza”, ou seja, quebra os polímeros de polifenol em monômeros e oligômeros para aumentar a biodisponibilidade.

Já é possível encontrar suplementos de lichia ou com o composto Oligonol em diversos países, em lojas especializadas ou em farmácias de manipulação.

A fruta
A lichia é uma fruta “estranha” para muitas pessoas. Possui origem asiática. Sua polpa é bastante adocicada e de cor branda e o aspecto externo da casca é rugoso e de cor vermelha.

Estima-se que em 100g da fruta existam apenas 66 calorias, 71,5m de ácido ascórbico (vitamina C), 171mg de potássio (elemento que evita cãibras, por exemplo), 31mg de fósforo e diversos outros minerais.

OSMAIRO VALVERDE E VICTOR DE ANDRADE LOPES
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário