O orégano, planta de nome científico Oreganum vulgare, é mais utilizado como tempero para aromatizar massas, molhos e saladas. É um ingrediente fundamental nas pizzas, apesar de existirem algumas pessoas que não gostam. Na maioria das vezes é usado da forma desidratada, que é vendida nos supermercados. Mas o orégano é uma plantinha de folhas verdes, que também pode ser usada fresca, e é de fácil cultivo, podendo ser plantada em pequenos vasos, até mesmo em apartamentos.
O que muita gente ignora são as propriedades medicinais dessas folhinhas. O orégano atua como diurético, sedativo, expectorante e carminativo. Por isso, o chá preparado a partir da erva ajuda a amenizar cólicas, facilita a digestão, combate os sintomas de doenças respiratórias e alivia dores de cabeça. Há quem diga ainda que a infusão de orégano pode ser utilizado para controlar os níveis de glicemia no sangue.
Vamos aprender agora a fazer o chá de orégano e saber um pouco mais sobre a sua utilização.
Receita de Chá de Orégano
Ingredientes
Orégano
O orégano fresco pode ser usado no preparo de chás
Você vai precisar dos seguintes itens:
2 colheres (chá) de folhas de orégano frescas
1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Primeiro ferva a água. Então coloque as folhas de orégano no fundo da xícara, cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois é só coar e esperar amornar para tomar. Não é preciso adoçar o chá.
Posologia (Como Usar o Chá)
Tomar de 2 a 3 xícaras do chá ao longo do dia para sentir a melhora desejada.
Agora que já aprendemos a fazer o chá, vamos ver um pouco mais sobre os benefícios do orégano para a saúde.
Propriedades do Orégano
Esta plantinha pode ser usada para tratar a tosse, um problema comum em pessoas que tenham doenças respiratórias e alergias.
É muito eficaz na redução da pressão arterial. O uso diário do orégano na alimentação já é suficiente para sentir a diferença, mas se tomar o chá diariamente, o efeito será ainda melhor.
Problemas de indigestão, gases, enjoos e dores de cabeça também podem ser tratados com o uso do chá de orégano.
O chá não tem contraindicações conhecidas, podendo ser tomado sem problemas por crianças, idosos ou gestantes. Assim como qualquer outro medicamento, mesmo que seja natural, não é indicado o uso em excesso da planta. Então, se for usar o chá, siga as recomendações de quantidades corretamente, tanto no preparo, como na sua utilização.
Se espalhado pelos armários, pode eliminar as formigas e evitar também a proliferação de bactérias. É excelente para deixar os armários com um cheirinho agradável, livre de possíveis odores.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário