Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Chá de buchinha do norte

A Luffa operculata, mais conhecida como buchinha paulista ou buchinha do norte é uma planta nativa do Brasil, sendo facilmente encontrada nos quintais dos brasileiros. Por ser altamente tóxica, ela deve ser usada com bastante cautela na medicina popular. É preciso seguir exatamente a forma de se usar e prestar bastante atenção a todas as dicas de uso.

A buchinha é altamente tóxica e não deve ser ingerida. Só use para fazer inalações!

Mas apesar das toxinas, a buchinha é cheia de propriedades benéficas para a saúde. Ela é tida como expectorante, adstringente e antisséptica. Devido a essas propriedades, o uso do chá é indicado para tratar problemas respiratórios a sinusite, a rinite e a bronquite. Mas atenção! O chá de buchinha do norte não é para ser ingerido, mas sim para fazer inalações.

Para evitar problemas, leia com atenção as precauções indicadas ao fim do texto e siga todas as recomendações de preparo. Outra receita eficaz feita com a buchinha do norte é o descongestionante nasal, que já ensinamos anteriormente.

Agora vamos à receita do chá para fazer a inalação.

Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes itens:
1 buchinha paulista
250 ml de água filtrada

Modo de Preparo
Para fazer o chá, é necessário usar a buchinha seca, e não fresca. Ela deve ser descascada e colocada em um recipientes com a água. Depois disso, basta levar ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e espere amornar.

Posologia (Como Usar o Chá)
Em nenhuma hipótese o chá deverá ser ingerido. A posologia recomendada é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ele ainda está quente.

Você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia ou quando os sintomas estiverem incomodando mais. Cubra o caneco com um pano de prato limpo, deixando apenas um pequeno buraco para inalar o vapor produzido pela mistura. Faça isso por alguns minutos, enquanto o chá ainda estiver quente.

Precauções
O chá de buchinha paulista é um conhecido chá abortivo e, por isso, jamais deve ser utilizado por mulheres com suspeita de gravidez. Por conter substâncias tóxicas, também é fundamental que a receita só seja utilizada em inalações, como já foi explicado, e nunca ingerida por via oral. Quando tomado, o chá poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais. Se tiver algum tipo de reação estranha ao fazer a inalação, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.

Evite o uso por crianças, ou consulte um médico antes de utilizar a inalação em menores de 12 anos. As crianças podem ser mais sensíveis e ter efeitos colaterais, mesmo fazendo somente a inalação.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário