Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 18 de maio de 2017

A chia, semente que elimina gordura

Repórter emagrece 3 kg em um mês sem passar fome

chiaGetty Images

Semente de chia ajudou jornalista do R7 a desinchar e também ficar com a pele bonita

A fama de ser o hit das dietas atuais foi o que mais me chamou a atenção para experimentar a chia, semente que ajuda a tirar a fome e a eliminar o colesterol, como já havia explicado a nutricionista Vivian Goldberger em entrevista para o R7 em agosto do ano passado.

Como não sabia se iria gostar, comprei apenas um quilo da semente e passei a usá-la como substituto da granola no café da manhã. Além de ajudar na saciedade - chegava ao almoço sem fome-, ela me fez a ficar menos inchada. Nisso, o chá-verde é semelhante, mas a principal diferença da chia veio na pele, que melhorou bastante, por conta da eliminação de toxinas.

Toda mulher sonha em conhecer algum alimento que ajude exatamente nisso: tirar aquela sensação de inchaço na barriga.

Uma vez que percebi os efeitos positivos da chia, passei a usá-la também no lanche da tarde. Como sinto fome sempre no fim do dia, passei a usar a semente em sucos e também como substituto da aveia na vitamina de soja. Funcionou!

Passei a comer menos carboidrato à noite, justamente por estar mais saciada. O resultado? Menos 3 kg na balança em um mês.

Parte do sucesso da chia está nas fibras, que ajudam a regular o intestino, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto cada 100g de aveia possuem 9,1g de fibras, na mesma quatidade de chia, há 13,6g de fibras.

Prova disso é que, quando eu coloco a chia no suco, essa semente rapidamente cria uma espécie de gelatina, justamente acontece quando ela está dentro do nosso organismo. Segundo especialistas, a semente de chia, quando em contato com qualquer líquido (como a água e a saliva), forma um “gel” que dilata o estômago, ajudando no emagrecimento.

Entenda por que a chia elimina gordura

Segundo André Pellegrini, nutricionista da equipe do Centro de Bem-Estar Levitas, as fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis, que "carregam" parte da gordura presente no organismo ao passarem pelo aparelho digestivo.

- Essas fibras retêm a gordura dos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes, em maior quantidade do que o habitual.

Especialista em alimentação, Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, explica que a chia também é bastante rica em óleo do tipo ômega 3, outro aliado contra os "pneuzinhos".

- A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. Quando em excesso, o corpo deixa de enviar a mensagem de saciedade para o cérebro. Com isso, perde-se o controle da fome, passa-se a comer mais sem se sentir satisfeito. O ômega 3 ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite. Para completar, é desintoxicante.

Mas a nutricionista avisa que não se pode exagerar no consumo da sementinha emagrecedora.

- Por ela ser bem calórica, o ideal é consumir uma colher (sopa) 30 minutos antes das principais refeições. Não fazer um prato cheio.

A nutróloga da Associação Brasileiro de Nutrologia, Marcella Garcez Duarte, explicou como a chia deve ser consumida para se tornar uma aliada no emagrecimento.

- A chia é uma semente muito calórica. Como os carboidratos integrais, ela demora para ser absorvida pelo organismo. Para ser uma aliada do emagrecimento, a chia deve substituir alguma fonte de carboidrato, e não complementar a dieta.

A nutróloga Marcella ainda explicou que para potencializar o efeito da chia, ela deve ser consumida juntamente com algum tipo de líquido, isso vai hidratar a casca, fazer com que ela absorva o líquido e aumente a sensação de saciedade e a quantidade de fibras do organismo.

Giselli Souza, do R7*
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário