Pode acreditar, não é nenhuma besteira: a abobrinha é um excelente aliado para manter as medidas no lugar durante o verão.
Da mesma forma que a melancia e o pepino, que também fazem parte da família das cucurbitáceas, a abobrinha é rica em água e fibras, além de apresentar pouquíssimas calorias (veja tabela com os valores nutricionais abaixo), fatores que já fazem com que contribua para uma dieta equilibrada.
Além de servir bem como acompanhamento, a textura e o sabor pouco acentuado do alimento o transformam também num substituto bastante versátil e magrinho para ingredientes que são base de receitas que podem pesar na silhueta.
Basta que o cozinheiro esteja acompanhado pelos ‘coadjuvantes' certos. Se cozido brevemente em água, o fruto pode entrar no lugar da velha massa à base de ovos e farinha e ser o suporte de uma deliciosa - e leve - lasanha (algo que é feito mais frequentemente com a berinjela, que contém mais fibras, porém é pouco mais calórica).
Quem é mais habilidoso com facas pode ainda usar a abobrinha cozida al dente para fazer seu próprio macarrão. Basta cortar em tiras para obter um talharim e temperá-lo com o molho de sua preferência.
No Brasil, há dois tipos de abobrinha: menina e zucchini. O preparo é simples. As únicas dicas são evitar cozimento exagerado e preservar a casca ao máximo.
Tabela nutricional
Valor calórico: 20 kcal
Carboidratos: 9,80 gramas
Proteínas: 1,20 gramas
Gorduras totais: 0,30 gramas
Gorduras saturadas: ND
Colesterol: ND
Fibra: 1,30 gramas
Cálcio: 12 miligramas
Ferro: 0,70 miligramas
Sódio: 32 miligramas
Magnésio: 17 miligramas
Potássio: 126 miligramas
RECEITAS
ABOBRINHA À MODA ÁRABE, chef Wagner Barbosa
Ingredientes
6 abobrinhas médias
1/2 kg de carne moída de primeira
200 g de arroz cru
4 dentes de alho amassados
salsinha a gosto
molho de tomate de sua preferência a gosto
Modo de preparo
Corte as abobrinhas cruas ao meio. Retire a polpa com o auxílio de uma colher de sobremesa. Reserve. Em uma vasilha, misture a carne moída com o arroz e tempere com o caldo de carne, o creme de cebola, o alho e a salsinha a gosto. Recheie cada metade de abobrinha com a mistura de carne e arroz. Tome cuidado para não deixar escapar o recheio. Em uma panela, aqueça as abobrinhas no molho de tomate de sua preferência. Coloque o suficiente para cobrir os ingredientes. Cozinhe por 20 minutos. Retire do fogo e corte as abobrinhas em pedaços menores. Sirva com o molho de tomate.
RAVIOLONI COM MOLHO DE ABOBRINHA, culinaristas Ernandi Assis e Luciana Cavallari
Ingredientes
Massa:
300 g de semolina
2 ovos
água, se necessário
Recheio:
250 g de peito de frango finamente picados
150 g de folhas de espinafre
1 cebola pequena bem picadinha
salsa a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta a gosto
Molho:
250 g de abobrinha
manjericão picado
100 g de manteiga
Modo de preparo
Massa: Amasse todos os ingredientes juntos e acrescente um pouco de água até a massa ficar lisa e elástica. Abra a massa com pau de macarrão até uma espessura de aproximadamente 0,5 cm. Recheio: Refogue a cebola no azeite até murchar, acrescente o frango, mexendo bem, jogue o vinho e deixe evaporar. Coloque o espinafre picado e cozinhe rapidamente. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Recheio: Rale a abobrinha em fios longos. Derreta a manteiga e refogue rapidamente a abobrinha (por cerca de 2 minutos). Coloque uma pitada de sal e o manjericão picado. Reserve. Montagem: Coloque 1 colher de recheio sobre a massa, feche como um pequeno pastel com medida aproximada de 6x6 cm. Cozinhe em água fervente e acrescente o molho quente.
RISOTO DE ABOBRINHA, chef Carlos Baima
Ingredientes
1 kg arroz arbório italiano
1 litro de caldo de legumes
2 abobrinhas italianas (médias), picadas em cubo
600 g de camarão cinza
4 dentes de alho
8 colheres (sopa) de manteiga
200 ml de vinho branco
200 g de parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Refogue o arroz com 4 colheres (sopa) manteiga, acrescente 100 ml de vinho branco e o caldo de legumes, Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos no fogo brando e reserve. Em uma frigideira, doure o alho em quatro colheres (sopa) de manteiga, acrescente os camarões (temperados com sal e pimenta), em seguida a abobrinha, deixe cozinhar por alguns minutos e coloque 100 ml de vinho branco em fogo alto. Junte o arroz, o parmesão e ajuste o sal. Está pronto para servir.
Ângela Corrêa
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário