Sempre ouvimos promessas de alimentos milagrosos na Internet; substâncias que fazem maravilhas por nossa saúde. Eu não acredito que um alimento sozinho (seja lá qual for) faça milagres: o que faz bem é a inclusão de vários desses alimentos funcionais para melhorar a saúde. Nessa ideia, a minha dica é também incluir a cúrcuma, pois ela deve melhorar seu bem-estar no seu dia a dia.
A cúrcuma (ou açafrão da terra) é da mesma família do gengibre e com grande diferença na coloração.
O principal destaque que eu dou para a cúrcuma é o poder anti-inflamatório. Se usada com frequência, pode ser muito eficaz para tratar várias doenças inflamatórias.
Outros benefícios:
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer
Melhora a função cerebral e diminui o risco de Alzheimer
Melhora a imunidade
Ajuda a desintoxicar o fígado
Melhora a digestão
Possui ação antioxidante
Reduz o risco de doença cardíaca
Como usar a Cúrcuma?
Pode ser usada em cápsulas, a raiz in natura ou em pó. Se você nunca tomou a cúrcuma, comece com uma dose pequena e vá aumentando aos poucos.
A forma mais fácil de encontrar é a em pó, que você encontra em qualquer supermercado. A dose padrão é de 1,5g de cúrcuma que equivale a uma colher de chá rasa de cúrcuma pura.
Como usar a Cúrcuma?
Qual a forma mais eficiente de tomar a cúrcuma
A melhor maneira de tomar a cúrcuma é junto com pimenta e alguma gordura. Esses dois itens aumentam a biodisponibilidade em até 2000%, ou seja, potencializam a absorção em 20 vezes mais.
A cúrcuma tem fraca biodisponibilidade devido ao seu rápido metabolismo no fígado. A pimenta ajuda a melhorar a absorção de todos os nutrientes que a cúrcuma oferece. Você pode usar a pimenta do reino ou a pimenta caiena.
Eu tomo uma colher rasa de chá de cúrcuma, um pouquinho de pimenta e uma colher de sopa de óleo (pode ser de gergelim, coco, oliva…). Eu uso o óleo de abacate.
Essa dose pode ser dividida em até 3 vezes por dia, mas eu acabo concentrando tudo de uma vez só, senão acabo esquecendo de tomar depois :). Melhor tomar junto com as refeições.
Posso usar a cúrcuma na comida?
Outra maneira de usar a cúrcuma é na comida. Alguns especialistas dizem que ao entrar em contato com o calor da comida, ela perde um pouco a eficiência, por isso, o ideal é usar na finalização dos pratos e sempre com uma pimentinha.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário