Vamos falar de gordura no fígado?
Trata-se do acúmulo de ácidos gordos e triglicerídeos nas células do fígado.
Se você bebe álcool em excesso, saiba que essa é umas das principais causas do famoso “fígado gordo”. Isso acontece porque o fígado é incapaz de quebrar as gorduras adquiridas pelas bebidas alcoólicas. Então só há duas saídas: ou a pessoa continua bebendo e sobrecarregando o fígado até ter cirrose, ou larga o vício e garante a saúde e bem-estar do organismo. Há quem leve na brincadeira e ignore o sofrimento do fígado. No entanto, esse órgão desempenha funções vitais em nosso corpo, como neutralizar e destruir as toxinas. Pense num verdadeiro filtro, que ajuda a remover substâncias tóxicas do sangue, causadas por drogas e alimentos!
Além disso, ele produz a bile, que quebra a gordura em nosso sistema digestivo. No entanto, também é possível sofrer desse mal sem sequer ter experimentado bebidas alcoólicas, que é o que chamamos de “doença hepática gordurosa não alcoólica”. O fígado simplesmente não metaboliza a gordura como deveria, o que faz com que ela se armazene nos tecidos. A causa pode ser principalmente pelo tipo de alimentação. Por isso a maioria das vítimas é obesa.
Os sintomas são:
- Dor no abdome superior direito
- Fadiga crônica
- Sensação de peso e inchaço
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Fraqueza
- Náusea
- Perda de memória
- Dificuldade de concentração
Felizmente, os sintomas podem ser controlados e a doença ser tratada com alimentos naturais e especiais, como frutas, legumes e vegetais. Eles ajudam a limpar o fígado e remover gorduras.
Entre esses alimentos, destacamos:
1. Acelga
É um excelente tônico para limpar e rejuvenescer o fígado. Graças ao alto teor de fibras, a acelga é ótima para tratar a constipação. Além disso, é rica em água, vitaminas, potássio e ferro de magnésio.
2. Alcachofra
Pode regenerar o fígado, graças à presença da cinarina, uma substância amarga que aumenta o fluxo biliar. Além de consumir as alcachofras, você pode fazer infusões com as folhas e caules. Prepare a infusão com 100g de folhas e caules por cada litro de água. Assim, você deve beber 3 xícaras por dia.
O suco fresco da alcachofra também é muito terapêutico.
3. Gengibre
Contém antioxidantes protetores da função hepática e também ajuda a reduzir os triglicerídeos. Você pode fazer um chá de gengibre e tomar meia hora antes das principais refeições. Rale duas colheres (sopa) de raiz de gengibre e coloque em água quente, deixe descansar por alguns minutos e beba. Outra opção é adicionar o gengibre ralado nas saladas. Importante: hipertensos não devem consumir gengibre.
4. Rabanete
Descongestiona e desintoxica o fígado, promovendo esvaziamento da bile. Ele pode ser adicionado nas saladas ou você pode preparar diariamente um copo de suco fresco, adoçado com mel antes das principais refeições.
5. Lima-da-pérsia
É uma fruta com grande capacidade de purificação do fígado. Também pode diminuir a gordura corporal e reduzir a síndrome metabólica, dois fatores que muitas vezes contribuem para a doença hepática gordurosa.
Faça o seguinte: pegue uma lima e lave-a muito bem.
Bata a fruta com a casca e água (100 mL).
Coe e beba imediatamente.
Faça isso em jejum por duas semanas seguidas ou mais.
A lima-da-pérsia é vendida em bons supermercados, feiras livres e na Ceasa.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário