As plantas estimulantes são as capazes de estimular as atividades cerebrais, nervosas e vasculares. Essas ervas também podem servir para acelerar o funcionamento de certos órgãos ou sistemas do corpo humano, como o coração e o tubo digestivo, por exemplo. O café é um dos estimulantes mais conhecidos do público geral, por aumentar a energia e a disposição de quem o consome. O ginseng e a camellia sinensis também são exemplos de plantas com efeito estimulantes.
Ginseng
Ginseng: erva com propriedade estimulante
Expectorantes
Como o próprio nome indica, as plantas com função expectorante ajudam na expectoração, ou seja, na eliminação do catarro presentes nas vias respiratórias. Por isso, essas ervas são recomendadas em caso de tosse, sinusite, bronquite, gripe e/ou resfriado. Normalmente são utilizadas em chás e xaropes para aliviar as vias respiratórias e expulsar as secreções. Entre as ervas expectorantes estão o alho, o tomilho e o agrião.
Febrífugas
As ervas febrífugas ou anti-piréticas são aquelas que ajudam a combater ou reduzir a febre. Elas são utilizadas em casos de temperatura corporal alta, causada por infecções ou outros males que acometem o organismo. A milfolhada, a salva e a camomila possuem essa propriedade, por serem capazes de aliviar a febre. É preciso destacar que essas ervas devem ser utilizadas com cuidado, pois a febre é um sintoma que acompanha doenças infecciosas. Por isso, antes de tentar acabar com a temperatura alta é preciso descobrir o que está causando a febre e tratar esse problema.
Laxativas
As ervas laxativas, também conhecidas como purgativas, são aquelas que facilitam ou aceleram a evacuação, aumentando ou volume das fezes ou provocando o movimento dos intestinos. As plantas com esse tipo de propriedade podem ser utilizadas para aliviar o incômodo causado pela prisão de ventre, muito comum entre as mulheres. Elas também são eficientes em casos onde é preciso eliminar rapidamente alguma substância tóxica que tenha sido ingerida. O uso desas ervas também merece cuidado, pois podem causas diarreias, desidratação e irritação das paredes do intestino. A aloe vera, a genciana e o ruibarbo são alguns exemplos de plantas que possuem esta propriedade.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário